Apresentando os mais diversos pontos turísticos do Brasil, o evento realizado pela Work Out Eventos trouxe para o público da Rio + 20 uma nova maneira de interação e conduta sustentável com a Natureza. O estande da Embratur e da MTur teve como objetivo apresentar o turismo nacional atrelado à garantia de uma política eficaz e responsável em relação ao Meio Ambiente.
![]() |
Estande montado pela Work Out Eventos |
Nesta última semana todas as atenções do mundo se voltaram para a as questões sócio-ambientais e para o desafio de atrelar o desenvolvimento humano com a preservação do planeta. Não existiria lugar mais apropriado para o debate de todas estas discussões do que o Brasil, especialmente o Rio de Janeiro. Dentro de todo este contexto foram e estão realizados as mais variadas abordagens, sempre com o intuito de unir autoridades políticas e a sociedade civil em torna da causa ambiental.
Como não poderia deixar de ser em um pais dotado de tantas riquezas naturais, o tema Turismo apareceu com toda a força nesta Rio + 20. Importante destino de turistas no mundo inteiro ( especialmente por conta dos próximos grandes eventos à serem realizados no Brasil, tais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas ), nosso país, de dimensões continentais e incalculável diversidade, também se preocupa com a nova conduta que propicie maior qualidade na relação entre os visitantes que aqui passam e o nosso cenário de paradisíacas paisagens.
Pensando em poder oferecer ao público uma maneira criativa, sustentável e didática de exposição das belezas do nosso terrítório, a Embratur e o Ministério do Turismo idealizaram a campanha Passaporte Verde - Turismo Sustentável por um Planeta Vivo, que conta com um estande ecologicamente correto, criado pela Work Out Eventos. A missão deste projeto fundamentou-se em promover os mais belos destinos turísticos brasileiros, além de afirmar a política de sustentabilidade, na qual o Brasil tem grande importância.
Localizado no Riocentro, o estande do Ministério do Turismo foi divido em três espaços:
- Espaço de interação: Brasil 360°;
- Lounge;
- Espaço Café Brasil;
![]() |
Espaço de interação: Brasil 360º |
No Espaço de interação: Brasil 360°, o público pode ter a oportunidade de uma experiência única e instigante: poder visitar os diversos ambientes encontrados em nosso território apenas com o movimento das mãos. Trata-se de uma tecnologia que permite a troca de informações entre uma pessoa e uma máquina através de gestos. Desta forma, com uma câmera e com sensores, o espectador pode ter uma visão panorâmica de várias atrações, os chamados ''ecodestinos''.
![]() |
Espaço Lounge |
O espaço Lounge fica destinado para as autoridades políticas presentes no Riocentro. Neste local que ocorrem as conversas entre os chefes de Estado e os jornalistas. Num ambiente bastante agradável, diversos pontos da Conferência são passados para os profissionais da informação que, além de saberem um pouco mais sobre toda a dinâmica do estande, passam tais dados para o público em geral. Apresenta mesas e cadeiras no estilo ''eco-friedly'', ou seja, com matérias-primas sustentáveis, tais como fibras orgânicas e madeiras ecológicas.
Já no Espaço Café Brasil o objetivo é servir uma de nossas especialidades, o velho e bom café brasileiro. Todo o material presente , como colheres e copos, são reciclados. Conta também com um informativo sobre a origem dos grãos que dão vida a bebida no país, bem como todo o processo de reciclagem e reaproveitamento utilizado para confeccionar os materiais presentes no espaço.
![]() |
Espaço Café Brasil |
Um dos desafios do projeto foi escolher, entre tantas fontes de materiais ecologicamente corretos, aquelas que fossem originadas de comunidades locais ou que fossem desenvolvidas por projetos sociais, tendo como conduta os princípios do plano de Comércio Justo. Aliar a Economia Verde com o desenvolvimento a fim de criar objetos para o estando também foi um dos marcos deste conceituado projeto.
Grande novidade e sensação do evento foi a apresentação da chamada madeira plástica. Numa primeira análise pode parecer que é de fato algo proveniente das árvores, mas ao tocar no objeto percebe-se a genialidade da ideia, ao sentir que tudo é feito de plástico reciclável. Entre tantos outros itens utilizados na construção da localidade, foram aproveitados bambus, tecidos pet e chapas de caixas de leite longa vida, tudo para possibilitar a criação de um cenário o mais responsável possível em termos ecológicos. O local contou também com toda a infra-estrutura tecnológica necessária para o bom andamento das atividades realizadas dentro do estande do Ministério do Turismo.
Para o presidente da Embratur, Flávio Dino, a Conferência da Rio + 20, assim como o estande no Riocentro e todo o aparato espalhado pela cidade evidencia a importância do Brasil no cenário internacional:
- A Rio + 20 também tem a missão de antecipar todos estes megaeventos que irão ocorrer em solo brasileiro. O ciclo que se inicia aqui e vai até 2016 é algo ímpar na história do Brasil e que pode reafirmar nossa posição de liderança perante o mundo. As notícias geradas hoje no mundo voltam-se para os nossos destinos turísticos e neste estande buscamos apresentar de maneira atrativa todas as possibilidade de turismo sustentável em nosso país - afirmou Dino.
![]() |
Em diversas línguas o Brasil se faz presente na Rio + 20 |
O local contou com totens que, além de propiciarem a interação em touchscreen, também disponibilizaram o acesso à inúmeros serviços, como ligações telefônicas para contatos com restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis e espaços culturais da Cidade Maravilhosa. A apresentação de todo este esquema contou com a tradução para as línguas inglesa e espanhola, contando obviamente com informações em Português, de modo a garantir o a participação de todos os presentes nas possibilidades oferecidas pelo estande.
O objetivo a ser alcançado com este projeto é de levar ao público da Rio + 20 uma nova gama de escolhas quanto aos destinos ecoturísticos brasileiros, sempre relacionando esta condição com o atual momento de esforços conjuntos das nações, que tem neste momento a chance de realizar modificações na maneira como lidamos com o Meio Ambiente e como dele dependemos para sobreviver. É com esta ideia que o Brasil se engaja e assume o papel de protagonista das discussões ambientais.
Work Out na Rio + 20
Nossa empresa aceitou o desafio e cumpriu com a meta de realizar um evento corretamente ecológico e que pudesse levar à todos as riquezas naturais do nosso amado país. Sempre pautada pela competência e seriedade de seus serviços, a Work Out ganha espaço no cenário nacional de eventos e contribui para a preservação do Meio Ambiente. Faz parte da nossa missão social buscar novos e desafiadores caminhos que traduzam em ações os pensamentos de se viver coerentemente com aquilo que o planeta nos dá de bom grado.
Dando suporte a todo o aparato logístico, a infra-estrutura e a promoção do evento, nós, da Work Out Eventos, nos orgulhamos de ter elaborado mais um grande trabalho, reconhecido por um mercado que cada vez mais exige um conduta profissional, ética e responsável sócio-ecologicamente.
Esperamos que com mais este serviço possamos ter ajudado de fato na preservação do lugar onde vivemos, bem como dos destinos mais encantadores de nossa terra.
Se não há localidade no mundo melhor para realizar este evento do que o Rio de Janeiro, também não há empresa no mundo melhor do que a Work Out para projetar este grandioso plano.
Convidamos vocês a participarem desta iniciativa. São com ideias e principalmente com atos que vamos, de uma vez por todas, entrar na era da responsabilidade ambiental. Você, caro leitor, também faz parte disto.
Junte-se à nós.
Até a próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário