Como parte de um dos eventos que comemoraram o seu meio século de existência, as Centrais Elétricas Brasileiras S.A. promoveram na última segunda (18) um show de projeção mapeada nos Arcos da Lapa, o Festival Luz na Cidade. Foi apresentado o filme '' Energia na Lapa'', que teve o objetivo de mostrar como a energia faz a cidade entrar em constante movimento.
Festival Luz na Cidade |
Tradicional ponto de encontro de diversas tribos e um dos bairros mais boêmios da cidade do Rio de Janeiro, a Lapa inovou em sua variedade de atrações e proporcionou uma agradável noite de diversão e cultura para todos os presentes na noite da última segunda-feira. O destaque desta vez ficou por conta de um filme projeto nos Arcos, que contou a história da evolução da energia brasileira ao longo das últimas cinco décadas.
Os Arcos da Lapa se tornaram um grande cinema no meio da cidade, tudo devido ao uso da tecnologia de projeção. O intuito do projeto foi poder oferecer ao público uma nova experiência visual-auditiva, através da transformação do monumento em imagens que retrataram como a energia se propagou no território brasileiro. Entre os diversos assuntos abordados dentro da exposição, estavam a chegada da energia elétrica aos lares do interior brasileiro, o crescimento da indústria e consequente expansão da economia por conta das novas formas de distribuição energética e o desenvolvimento dos transportes, de forma a celebrar todas estas possibilidades com a maior responsabilidade ambiental possível.
O trabalho realizado em um dos mais vistados cartões-postais do Rio de Janeiro contou com a temática envolvendo toda a cidade por conta da Rio + 20. Segundo o presidente da Eletrobras, José da Costa, o evento serviu para demonstrar o importante fator que a energia exerce no nosso cotidiano:
- Esse show de iluminação, que une beleza ao uso eficiente da energia elétrica, demonstra como a sustentabilidade pode fazer parte do dia-a-dia das pessoas - frisou o Costa.
Tecnologia utilizada no evento
A apresentação do filme contou a mesma tecnologia desenvolvida e aplicada em 2010 no Cristo Redentor, quando foi apresentado '' O Abraço do Cristo ''. Os softwares utilizados foram o Cinema 4D, Maya, NUKE, After Efects e Real Flow, que convidaram os telespectadores a entrarem num mundo de imersão, onde o esperado era confundir a percepção do que era de fato real ou virtual. O “Video mapping” (ou mapeamento de vídeo), utilizado na apresentação, é uma complexa técnica de vídeo que permite aproveitar qualquer arquitetura como uma grande tela para projeção, se encaixando perfeitamente em cada aresta, em cada janela, degrau ou onde mais o artista quiser mapear.
O espaço projetado para utilização de toda a infra-estrutura contou com as dimensões de 15 metros de largura por 8 metros de altura. Todo o aparato contou com a participação da Secretaria e Conservação de Serviços Públicos, a Rioluz, a Subsecretaria de Patrimônio, do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan), do Inepac, da Embaixada da França, do Institute de France e de diversas associações francesas que organizaram o espetáculo das luzes.
O Festival Luz na Lapa prossegue até esta sexta-feira (29), iluminando várias localidades encontradas no trajeto entre a Lapa e a Praça Tiradentes.
Eletrobras e sua responsabilidade social
Ao longo dos últimos anos a Eletrobras vem exercendo um papel de destaque considerável no ramo cultural brasileiro, estando entre as cinco maiores incentivadoras de projetos que unem cultura e entretenimento no nosso país. Tem como principais planejamentos as iluminações de espaços públicos, principalmente os destinados a exibição de filmes, peças de teatro, dança, artes plásticas , música e educação.
Hoje a empresa desenvolve o Programa Eletrobras de Cultura, cuja intenção é ofertar a toda a sociedade o acesso à recursos que são empregados em projetos culturais. Nesta edição primeira, o programa leva ao público uma série de peças teatrais, tudo com o apoio da estatal.
Work Out Eventos nos 50 anos da Eletrobras
Equipe da Work Out Eventos |
A Work Out Eventos mais uma vez mostrou sua importância e competência no mercado de eventos, sendo chamada para participar do processo de montagem e cenografia da área vip do espaço reservado para o Festival Luz na Cidade. Com todo o empenho e a credibilidade de uma empresa séria e reconhecida, a Work Out se orgulha dos seus serviços prestados e da satisfação de seus clientes. Ficamos felizes em termos participado de um evento tão importante e que comemorou os 50 de uma grande empresa como é a Eletrobras, reconhecida mundialmente.
Venha você também contar com a nossa equipe !
Até a próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário