O evento, organizado no Aterro do Flamengo, busca fomentar e abrir espaço para as discussões que envolvam soluções sustentáveis unidas com o progresso do planeta. Os debates serão realizados até a próxima sexta-feira (22).
O Rio de Janeiro recebe hoje mais um evento atrelado à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio + 20, a Cúpula das Nações. Os representantes de diversos países se reúnem neste que promete ser um dos maiores pólos de conversação realizados durante o período em que ocorre a Rio + 20. A expectativa é de que, com mais um instrumento de reflexão sobre o Meio Ambiente, como é a Cúpula, possam surgir novos planos políticos que traduzam em resultados os esforços pela melhora da relação Homem-Natureza.
O evento conta com uma mega infra-estrutura montada em um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, o Aterro do Flamengo. O total de pessoas envolvidas com o encontro está estimado em 18 mil, o que embasa a espera pelo sucesso e pela formulação concreta de esforços visando a continuidade de ações ecologicamente responsáveis. Ao todo foram montadas 50 tendas, onde serão expostos os trabalhos para congressistas, autoridades e a sociedade civíl.

A abrangência do evento vai muito além do que a Rio + 20 propõe, segundo os gestores do evento. Muitas das discussões estarão localizadas no Riocentro, que foi escolhido como principal lugar para receber as comitivas internacionais, mas a intenção é fazer com que, além de poder oferecer novos e diversos espaços para toda a população poder participar, os temas possam ser também mais variados e que contemplem áreas que por algum motivo não serão abordadas nos encontros mais específicos da Rio + 20.
O foco desta segunda edição da Cúpula irá girar em torno das questões da Economia Verde e de como os recursos naturais são usados sem responsabilidade, objetivando apenas o consumo e o crescimento de bens-de-consumo de forma desenfreada. Estes itens deverão sofrer diversas contestações por parte dos participantes da reunião, que um mês antes do desembarque no Rio de Janeiro já haviam elaborado um documento sintetizando a posição contraria pela qual irão pautar suas criticas.
A crise econômica pela qual passa grande parte do mundo também será uma frente problematizada nos encontros realizados no Aterro do Flamengo. As políticas ambientais e monetárias dos países mais desenvolvidos do planeta, em especial os europeus e os EUA, terão um momento de debate. Vale ressaltar que muitos desde países ainda hoje vetam resoluções e não seguem os tratados que foram traçados ao longo dos últimos anos afim de proteger o Meio Ambiente. A questão das florestas e águas vão ganhar uma atenção especial, ainda mais em se tratando de Brasil, com sua vasta biodiversidade.
A expectativa agora é fazer com que haja consenso entre os países e que possa ser implementadas o mais rapidamente possível as ideias surgidas deste encontro, que vai durar a próxima semana inteira. No link abaixo o leitor pode conferir toda a programação que irá ocorrer até a próxima sexta-feira:
http://cupuladospovos.org.br/wp-content/uploads/2012/03/quadro-geral-programa.pdf
A Work Out Eventos reafirma mais uma vez o compromisso assumido de fazer parte deste grande movimento que busca salvar o planeta. Convidamos todos à colaborarem também com esta nobre missão, diante da certeza que os passos dados hoje certamente poderão servir de exemplo e de conduta para as gerações seguintes. Contribua você também com esta causa, converse com amigos e familiares, procure aumentar o diálogo sobre as questões sustentáveis, somente desta maneira faremos deste lugar um mundo melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário