segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pró-labore: Distribuição de lucros e preços de vendas

Por William de Assis

Começamos esta semana definindo alguns termos que são usados dentro do cotidiano de uma empresa, dando especial atenção para o significado de ''Pró-Labore'' e todos os processos que giram em torno dele. Acompanhe aqui, no blog da Work Out Eventos, um pouco mais sobre este assunto.



Para quem está pensando em começar ou já atua na área do empreendedorismo, saber o que é Pró-labore e utilizá-lo da melhor maneira possível é uma premissa indispensável para o sucesso do negócio. Este nome é dado para o que consideramos como o ganho do dono da empresa, uma espécie de ''salário'' do empresário; é o retorno obtido com o trabalho exercido nela. Juntamente com esta questão, podemos pensar sobre a Distribuição de lucros, que é o a divisão do investimento para todos aqueles que participam  de alguma atividade, considerando para isso certas regras. São estas as duas formas existentes de se pagar aos sócios o valor que lhes é devido.

É recorrente a confusão que ocorre com o a mistura entre as contas pessoais e as contas da empresa, fato que deve ser evitado. O gasto com contas fora da empresa deve ser feito pelo Pró-labore, enquanto que as contas empresariais devem ser pagas com aquilo que foi gerado por meio do trabalho e que já se considera como valor certo destinado para despesas. O cálculo deste segmento financeiro deve seguir a capacidade de geração de capital do negócio, ou seja: quanto maior o faturamento, maior será também o lucro. E em se tratando de lucro, a distribuição dele só pode ocorrer quando o balanço das finanças estiver saudável e sendo feito de forma organizada.

As grandes somas em caixa podem esconder uma armadilha na qual muitos empresários caem: os compromissos que devem ser honrados. Não é porque o fluxo de caixa aponta um grande lucro que o empreendedor deve achar que pode extrair todo esse montante para si próprio: existem custos fixos, varíáveis, despesas com fornecedores, mão-de-obra e investimento no serviço ou produto comercializado, pontos que devem ser saldados antes de qualquer retirada para bem pessoal. Os lucros devem sempre estarem voltados para o crescimento do negócio.

O cálculo do Pró-labore e da Distribuição de lucros pode ser feito seguindo os itens relacionados abaixo:

- Definição das atividades do dono e demais sócios dentro da empresa;

- Estudo sobre os custos de um profissional no mercado no qual atua a empresa;

- Constante apuração do fluxo de caixa e resultados da empresa, separando o faturamento dos custos de um determinado período;

- Criação de um reserva de capital, a fim de usá-lo em possíveis investimentos dentro da empresa, custear montantes inesperados ou em casos de urgência;

- A divisão do lucro com os demais participantes da empresa, de forma comparativa com as suas participações no capital social.

Dada esta primeira explicação, vamos agora atentar para os temas que estão dentro da definição de Preços de venda.

Os Preços de venda são construídos sob o efeito que o custo da remuneração dos proprietários do empreendimentos exercem nos produtos ou serviços que serão levados ao consumidor, bem como toda a logística que é necessária para o exercimento do trabalho da empresa. Tem como principal objetivo avaliar se o lucro pode ser aumentado ou diminuído, conforme a demanda, as vendas e a participação de cada empresário nos custos do projeto.

A maneira como se obtêm o preço mais condizente com as expectativas dos empresários é bem fácil de ser demonstrada: o essencial é ter noção do quanto se gasta para realizar determinado procedimento ou produto, somando a isto o valor que é encontrado no mercado. O chamado Custo Total de um negócio toma como parâmetro também o Pró-labore, fazendo com que a renda esperada pelo retorno investido também seja calculada no produto ou serviço.

O lucro surge como um facilitador para definir qual será a taxação do produto vendido. O interessante e mais recomendado é que grande parte deste recurso possa ser reinvestido na empresa, o que fará com que o lucro seguinte possa ser ainda maior. Uma maneira eficaz de se solucionar o preço é sabendo qual é o valor que se pretende utilizar em cima de um determinado número de peças comercializadas. Após isto, pode-se verificar qual o lucro que cada produto, separadamente, gera. Essa diferença é que vai condizer com os ganhos da empresa, como também pode mostrar o prejuízo no investimento.

Vale lembrar que, considerando-se todas as etapas que estão por trás do surgimento do Pró-labore, a distinção entre pessoa física e pessoa jurídica deve ser feita da forma mais clara possível, evitando a confusão de receitas que citamos mais acima. Este detalhe se torna mais importante quando se mantém uma sociedade, sob a pena de, se não estabelecidas certas condições, as contas se juntarem e ocorrer uma perda de informações sobre de onde veio o dinheiro, para onde ele vai, qual a quantia que cada participante deve receber, quais são os gastos, afetando diretamente o fluxo de caixa e, consequentemente, as finanças.

Como dado importante: No Brasil, 11% do pró-labore de uma empresa deve ser direcionado ao INSS ( Instituto Nacional de Seguridade Social).




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