terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eleições municipais do Rio de Janeiro: Analisando as propostas dos candidatos


Propostas e avaliações sobre a Educação

Eduardo Paes - 15

5.2. Educação

5.2.1. Diagnóstico de Educação

• A partir de 2009 a reformulação do projeto pedagógico da rede de educação pública do Rio 
de Janeiro provocou mudanças positivas no cenário da educação da cidade. A “aprovação 
automática” foi descontinuada, promoveu-se um aumento da participação dos pais na educação 
de seus filhos, e as crianças em áreas de risco receberam atendimento especial por meio das 
“Escolas do Amanhã”. Adicionalmente, foi desenvolvida uma nova política para a Primeira Infância 
com a criação dos EDIs (Espaço de Desenvolvimento Infantil), com a criação de 15 mil novas 
vagas em creches entre 2009 e 2011.

• Desde 2009 houve também uma maior integração entre a área de Educação e demais áreas 
como Saúde, com o programa Saúde na Escolas, e Assistência Social, com a definição de 
condições vinculadas à Educação para recebimento dos benefícios do Programa Cartão Família 
Carioca, como presença mínima dos alunos beneficiários nas aulas.

• Entretanto, existem alguns desafios a serem superados pela Educação:

• A carga horária das escolas municipais é reduzida quando comparada às referências 
internacionais.

• As escolas da rede municipal ainda carecem de mais laboratórios, bibliotecas e salas de 
leitura.

• Existem escolas com baixa conectividade, o que limita o acesso a recursos tecnológicos.

• Com a introdução de novos métodos pedagógicos e novas rotinas há necessidade de 

investimentos em capacitação e treinamento do corpo docente.Plano de Governo: 2013 - 2016
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5.2.2. Diretrizes de Educação

• Construir um processo pedagógico modelo, estabelecendo um padrão de excelência no ensino 
fundamental, baseado no ensino em tempo integral e na educação infantil.

• Ser reconhecida pela sociedade como um sistema de ensino que proporciona oportunidade para 
que todos os jovens terminem o ensino fundamental na idade correta, prontos para ingressar no 
Ensino Médio e com um projeto de vida para o seu futuro.

• Ampliar o atendimento em creches e pré-escolas, proporcionando um ambiente adequado à 
criança em seus primeiros anos de vida, com reflexo em seu desenvolvimento físico e mental.
• Capacitar, instrumentalizar e motivar os professores da rede pública municipal de ensino, 
utilizando novas tecnologias, para uma prática mais efetiva no processo de aprendizagem.
5.2.3. Metas de Educação

• Obter uma nota média entre as escolas públicas municipais igual ou superior a 6,0 para os anos 
iniciais e igual ou superior a 5,0 para os anos finais do IDEB (Índice de Desenvolvimento da 
Educação Básica) em 2015.

• Garantir que, pelo menos, 95% das crianças com 7 anos de idade ao final do ano de 2016 
estejam alfabetizadas.

• Reduzir para menos de 5% a taxa de analfabetismo funcional entre os alunos do 4º ao 6º ano em 
2016.

• Ter pelo menos 35% dos alunos da rede municipal em tempo integral até 2016.

• Garantir que 96% dos alunos da rede municipal se formem no 2º segmento até os 16 anos.

• Criar 30 mil vagas para educação infantil entre 2013 e 2016.Plano de Governo: 2013 - 2016
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5.2.4. Projetos para a Educação

5.2.4.1. Escola Carioca em Tempo Integral

• Situação Atual: Até 2011, apenas 79 das 1.064 (7%) escolas municipais do Rio operavam em 
turno único de no mínimo 7 horas, das quais 20 oferecem o 2º segmento. Este número está 
muito aquém do que é recomendado pelas melhores práticas internacionais, que indicam que há 
relação direta entre o aumento de carga horária em aula e o desempenho dos alunos, como se 
pode observar nos sistemas educacionais europeu e americano.

• Descrição: O Escola Carioca em Tempo Integral é a 2ª geração de investimento no salto de 
qualidade da educação pública municipal do Rio de Janeiro. A nova Escola Carioca em Turno 
Único funcionará em horário integral com uma grade curricular específica, com mais tempos de 
aulas das disciplinas básicas, além de tempo dedicado para a Educação para Valores e Estudo 
Dirigido. Estará organizada em grupamentos por faixa etária: Casas de Alfabetização (1º ao 3º 
ano), Primário (4º ao 6º ano) e Ginásio (7º ao 9º ano), de forma a obter maior aproveitamento dos 
alunos e especialização dos professores para cada etapa do aprendizado. Buscará a Excelência 
Acadêmica formando jovens competentes, autônomos, solidários e com um projeto de vida – 
protagonistas do seu futuro.

• Resultados Esperados: Melhoria na qualidade do ensino público com alcance de níveis de 
desempenho equivalentes aos dos países da OCDE - Organização para a Cooperação e 
Desenvolvimento Econômico - e adequação à legislação carioca, com as escolas municipais 
adotando o padrão de 7 horas de ensino. Alcançar a melhor nota na Prova Brasil em 2015 entre 
as redes municipais de ensino do País.

• Indicadores de Desempenho:

• Nota do IDEB (anos finais e anos iniciais).

• Alfabetização dos alunos ao final do 2º ano (%).

• Taxa de aprovação no primeiro segmento (%).

• Dispersão nas notas da prova SAE B - Sistema de Avaliação da Educação Básica.

• Percentual de alunos do Ensino Fundamental estudando em turno único de no mínimo 7 horas.

• Escolas reformadas para viabilizar o turno único.

• Escolas construídas no padrão de turno único.

• Percentual de Escolas do Amanhã com turno único

• Orçamento:


5.2.4.2. Espaço de Desenvolvimento Infantil - EDI

• Situação Atual: Desde 2009, o atendimento à Educação Infantil foi ampliado em 15 mil vagas 
em creches. Em relação à qualidade, o avanço se deu com a criação do cargo de Professor de 
Educação Infantil, qualificação dos agentes auxiliares de creche, desenho e implementação de 
orientações curriculares para creche e pré-escola, definição e implementação de indicadores de 
avaliação e monitoramento do desenvolvimento infantil, desenho e implementação do Programa 
Primeira Infância Completa - PIC e Escola da Família, modelo alternativo e intersetorial de 
atendimento às crianças e formação dos responsáveis sobre cuidados na Primeira Infância. A 
iniciativa necessita, no entanto, continuar em um plano ainda mais ambicioso para suprir o déficit 
de vagas para educação infantil na Cidade do Rio de Janeiro, que priva muitas crianças do 
acesso à educação adequada e obriga mães a abdicar de seus trabalhos e ficar com seus filhos.

• Descrição: A iniciativa Espaço de Desenvolvimento infantil (EDI) é composta de três frentes: (i) 
Expansão do Atendimento, (ii) Salto de Qualidade e (iii) Integração intersetorial. (i) A Expansão 
do Atendimento consiste no crescimento da rede de atendimento à Educação Infantil em 30 mil 
novas vagas, prioritariamente na Zona Oeste e em áreas de alta concentração de beneficiários 
do Cartão Família Carioca. Essa frente prevê também o Refinamento na Política de Acesso 
à Creche (a partir da inclusão de critérios de priorização mais customizados em relação às 
necessidades das famílias) e a adequação da oferta de vagas à demanda local (através do 
georreferenciamento dos equipamentos e otimização de vagas intrapolos de matrícula); (ii) 
O Salto de Qualidade consiste na garantia de professores de educação infantil em todas as 
turmas desde berçário orientados a partir de uma clara proposta pedagógica. Também prevê 
a elaboração e implementação de Sistema de Avaliação e Monitoramento (visando à garantia 
do desenvolvimento infantil e da qualidade do serviço oferecido); (iii) A Integração Intersetorial 
prevê a garantia de atendimento a 100% dos beneficiários do Cartão Família Carioca através da 
modalidade creche ou do PIC, e o refinamento e a implementação do Programa intersetorial de 
atendimento alternativo.

• Resultados Esperados: Ampliação do acesso à Educação Infantil em 30 mil vagas, garantindo 
que as vagas oferecidas atendam à demanda da população mais vulnerável; melhoria do 
desenvolvimento infantil das crianças atendidas, assegurando condições básicas de saúde 
e permitindo o nivelamento de diferenças socioeconômicas no desempenho escolar futuro; 
articulação de todas as ações da Prefeitura voltadas para a Primeira Infância para a garantia do 
atendimento integral da criança e sua família.Plano de Governo: 2013 - 2016

• Indicadores de Desempenho: 

• Número de vagas de creches criadas.

• Número de vagas de pré-escola criadas.

• Taxa de ocupação de vagas em creches.

• Taxa de ocupação de vagas em pré-escolas.

• % de crianças de 0,5 a 3 anos de idade incluídas no cadastro do Cartão Família Carioca 
atendidas por creche ou PIC.

• Implementação do Sistema de Avaliação e Monitoramento.
• Orçamento:


5.2.4.3. Reforço Escolar

• Situação Atual: Em 2009, foram identificados cerca de 28 mil analfabetos funcionais entre 
os alunos do 4º ao 6º ano da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Constituiu-se então o 
projeto Reforço Escolar, com foco em realfabetização e aceleração para garantir um processo de 
aprendizado com sucesso para todos os alunos da rede. Organizaram-se turmas dedicadas para 
analfabetos funcionais diagnosticados nos 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental. Organizaramse também turmas dedicadas com o objetivo de reduzir a defasagem idade-ano escolar, tanto no 
1º como no 2º segmento. Desde então, 25,5 mil alunos foram realfabetizados entre 2009 e 2011 
e 7 mil estão em processo de realfabetização. Além disso, 33 mil alunos tiveram a aprendizagem 
acelerada entre 2009 e 2011 e, em 2012, 34 mil alunos estão em processo de aceleração. No 
entanto, ainda é necessário expandir o programa de forma a reduzir a defasagem idade-série, 
que ainda se configura como um desafio para a educação municipal carioca.

• Descrição: O Programa Reforço Escolar visa dar continuidade ao processo de qualificação de 
aprendizagem e de atenção constante à manutenção do fluxo correto na rede pública municipal 
do Rio de Janeiro. Os dois eixos de atuação - realfabetização e aceleração - continuam na 
próxima etapa, porém para atendimento a um número bem menor de alunos, buscando manter 
todos estudando no ano escolar adequado à idade. O foco transfere-se para recuperação paralela 
intensiva e reforço escolar no contraturno (projeto “Nenhuma Criança a Menos”), não permitindo 
que nenhum aluno fique para trás. A execução do projeto passa pela capacitação permanente de 
professores, realização de convênios, contratação de parceiros e monitoramento do desempenho 
escolar.

• Resultados Esperados: Melhoria na qualidade do ensino público, com foco na redução do 
analfabetismo funcional e da defasagem idade série dos alunos.

• Indicadores de Desempenho: 

• Resultados das provas bimestrais (provas aplicadas pelo município).

• % de alunos que deixaram o ensino fundamental na rede pública por local de matrícula.

• % de alunos reprovados no ensino fundamental na rede pública, por local de matrícula.

• Índice de analfabetismo funcional.


5.2.4.4. Escola do Amanhã

• Situação Atual: Em 2009, a Prefeitura identificou mais de 150 escolas localizadas em áreas 
com altos índices de violência, com riscos à qualidade de ensino. Nessas escolas os alunos 
apresentavam traumas, bloqueios e dificuldades de aprendizagem em função da rotina de 
exposição à violência e os professores se desmotivavam a trabalhar em uma localização tão 
problemática. Para enfrentar estes desafios, a Prefeitura implementou o programa Escolas do 
Amanhã, em que os alunos têm acesso a reforço escolar, atividades de contraturno, atividades de 
integração à comunidade, saúde nas escolas e desbloqueio cognitivo, entre outros. Este programa 
deve ser expandido a fim de solucionar estas questões, ainda presentes em áreas com altos 
índices de violência, especialmente no que diz respeito à evasão escolar.

• Descrição: O programa visa promover a melhoria da aprendizagem e qualidade educacional 
em todas as escolas do ensino fundamental localizadas em áreas vulneráveis, com altos 
índices de violência, ou recém-pacificadas. Estas escolas tipicamente apresentam alto índice de 
evasão escolar, de crianças não alfabetizadas, de defasagem idade-série, e consequentemente, 
um desempenho acadêmico abaixo do restante da rede Municipal de Ensino. Os pilares 
fundamentais do Programa são: (i) Reforço escolar; (ii) Educação em tempo integral com 
atividades extracurriculares no contraturno; (iii) Educação especial no ensino de ciências pela 
experimentação; (iv) Capacitação de professores e coordenadores pedagógicos; (v) Seleção de 
integrantes-chave da comunidade para atuarem como empreendedores da escola; (vi) Saúde 
nas Escolas - Trabalho em conjunto com a Saúde para diagnosticar e acompanhar os alunos e 
promover a educação em saúde.

• Resultados Esperados: Melhoria na qualidade do ensino público, com a redução da evasão 
escolar.

• Indicadores de Desempenho:  

• Nota do IDEB (anos finais e anos iniciais).

• Nota do IDE-RIO (anos finais).

• Atendimentos realizados pelos médicos e enfermeiros.

• Percentual de escolas premiadas.

• Evasão escolar.

• Defasagem idade-série


5.2.4.5. Rio Criança Global

• Situação Atual: Desde 2010, o Programa Rio Criança Global vem ampliando o ensino de língua 
inglesa aos alunos das escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Em 2012, o Programa 
atende a todos os alunos de 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental. No entanto, alunos do 8º 
e 9º ano ainda não são contemplados com os benefícios desta iniciativa, o que gera uma 
descontinuidade no processo de aprendizado de língua inglesa e afeta o aluno na fase final de 
seus estudos.

• Descrição: A iniciativa Rio Criança Global objetiva estender o ensino de inglês para todos os 
alunos do 1º ao 9º ano de todas as Escolas Municipais da Cidade, atendendo do 8º ano a partir 
de 2013 e o 9º ano a partir de 2014, com ênfase na oralidade.

• Resultados Esperados: Melhoria na qualidade do ensino público com o ensino de língua 
inglesa, enfatizando a oralidade, fazendo com que os alunos estejam, após o 9º ano, entre o nível 
básico e intermediário de uso da língua e ampliando suas oportunidades.

• Indicadores de Desempenho:  

• Número de alunos atendidos.

• Anos de escolaridade atendidos


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