O sonho de ter o próprio negócio e ser patrão de si mesmo é uma tendência que vem ganhando espaço no mercado. Montar uma empresa requer uma série de medidas e alguns cuidados básicos. Acompanhe conosco esta reportagem sobre como proceder para ter sucesso na montagem de um novo empreendimento e o que é indispensável para sua ideia sair do papel e se tornar real.
A oportunidade de enfim deixar de ser empregado para gerenciar um projeto empresarial requer muita responsabilidade, dinamismo, compromisso e competência de quem busca ser patrão de si mesmo. A rotina de quem é comandado e de quem comanda são totalmente opostas e exigem novas diretrizes. O foco passa a ficar sobre todo o processo de gestão e organização, indispensáveis para o bom andamento do negócio a ser concretizado.
Um dos passos fundamentais para definir a área de atuação de uma empresa consiste em selecionar o ramo na qual ela irá desenvolver seu trabalho, que podem ser: Comércio, Indústria ou Prestação de Serviços. Após definido isto, o próximo passo a ser dado é contratar um bom contador, que seja capaz de projetar um bom plano tributário e fiscal, cuidar e administrar toda a parte financeira. É essencial que exista um controle rígido sobre as despesas iniciais, bem como um estudo sobre a verba que deve ser injetada e os lucros esperados nos primeiros meses de atuação.
O empresário precisa ter em mãos uma pesquisa de mercado e saber previamente qual o público-alvo espera alcançar com seus serviços ou seus produtos. A partir daí serão calculados todos os investimentos possíveis. A logística em torno do projeto também deve ser definida com clareza e bem antes de qualquer inauguração. Lidar com a exposição da marca, fazer peças publicitárias, organizar os setores de propaganda e marketing também são premissas que não podem ser esquecidas jamais.
A competitividade com os concorrentes e as características do mercado são outros pontos que devem ganhar a atenção de quem pretender montar seu próprio negócio. Ter um espaço físico próximo de clientes e fornecedores reduz os custos referentes à entregas ou fretes, uma vez que o distanciamento dos pontos de distribuição acaba por aumentar os custos de transportes e, consequentemente, aumenta o preço do serviço ou do produto, tornando-os pouco atraentes.
Planejar as finanças empresariais exige do administrador um bom conhecimento de toda a dinâmica que vai permear suas atribuições dentro da proposta a ser implantada. Plano financeiro, fluxo de caixa é capital de giro são marcos que vão permitir ao investidor perceber se a saúde financeira de sua empresa está em dia e, caso não esteja, irão apontar onde houve falhas e a busca de soluções para a recuperação do montante perdido. Elaborar um organograma e uma planilha de conduta gerencial faz toda a diferença dentro de uma empresa que visa a busca da profissionalização de modo de operação.
A parte burocrática, apesar de ser estressante e por vezes complicada, também deve ser lembrada, uma vez que é ela que regula todo e qualquer tipo de ação dentro de uma empresa. A seguir destacamos alguns pontos que são de extrema valia para o registro e regulamentação de um negócio:
Definição do modelo empresarial:
- Empresário: É o modelo que é dado para pessoas que não apresentam cursos de graduação ou curso superior;
- Sociedade Empresária Limitada - Sociedade que contêm dois ou mais pessoas e que desenvolvem trabalhos referentes ao comércio ou à produtos;
- Sociedade Simples Limitada - Basicamente a mesma estrutura do modelo citado acima, diferenciando-se apenas por realizar serviços intelectuais.
Tipos de participação:
- Sócio-administrador - Responsável pela tomada de decisões quanto ao setor administrativo da empresa. Responde legalmente pela Pessoa Jurídica;
- Sócio-quotista - É o sócio que não trabalha dentro da empresa, apenas investe nela e participa dos prejuízos e lucros, bem como responde pela Pessoa Jurídica em comum acordo com os outros sócios;
Nome do estabelecimento:
- Nome fantasia: É o nome como o estabelecimento será conhecido em todo o mercado. Ao se tornar uma marca, deve ter o registro e proteção do Instituto Nacional de Propriedade Industrial;
Documentos exigidos no Brasil para a abertura de uma empresa:
- Cópia registrada em cartório do RG e CPF de todos os responsáveis pela empresa: Documentos que precisam ser reconhecidos em firma;
- Cópia do comprovante do endereço da empresa;
Alvarás de funcionamento:
- Alvará de localização: Alvará do espaço físico ocupado;
- Alvará de ponto referencial: Endereço de residência de algum dos sócios da empresa, apenas como ponto de referência, local que recebe cartas e telefonemas, não podendo exercer as atividades empresariais.
São com estas dicas que abrimos nossa semana de postagens no nosso blog.
Pra você que se interessa em montar seu próprio negócio esperamos que este post tenha sido de grande ajuda e que tenha esclarecido eventuais dúvidas à respeito do tema.
A Work Out Eventos deseja à todos um enorme sucesso.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário