segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Montando uma empresa setorizada

Por William de Assis

Saber como se organiza uma empresa é de extrema importância para o futuro gestor da mesma. Com profissionais e pessoas capacitadas para cada área, o empreendimento tende a crescer e gerar os lucros esperados. Em contrapartida, uma mal planejamento pode ser o motivo para a falência de um negócio. Acompanhe no nosso blog um pouco mais sobre este tema.



O sucesso esperado quando se cria uma empresa é mais do que ligado ao fato de como ela se apresenta diante de seus funcionários e donos. A dinâmica exige que uma série de competências e habilidades sejam apresentadas para determinado setor e determinado perfil empresarial. Muitas das vezes, ao se iniciar uma atividade, os empresários imaginam que, por exemplo, uma pequena loja ou comércio não precisa da rigidez de uma grande corporação: aí está um grande erro e que pode por em risco todo o investimento feito.

Deve existir departamentos que possam atender os fornecedores, pessoas que devem pagar as contas e tomar conta das finanças, que tomem conta dos recursos humanos,  que definam preços de produtos e serviços e que façam com que o marketing seja eficiente, ramo muito especial para a saúde econômica da empresa. Em suma: as responsabilidades tem que serem assumidas, delegadas, o que só acontece com a separação de departamentos.

De acordo com o Sebrae, 85% das pessoas que começam uma atividade não fazem a segmentação de sua estrutura. O motivo explicado para esse elevado número é a questão do reduzido quadro de funcionários. Num primeiro momento, se a ideia parece ser possível de assimilação, num outro momento isto pode se tornar uma armadilha, por conta da seguinte situação: a acumulação de funções por parte do patrão ou gestor da empresa.

Mesmo que essa divisão não seja percebida de forma física, dentro de um espaço, ela é necessária ser feita ao menos no papel. O empresário pode não ter uma loja ou um prédio que lhe possibilite fragmentar os departamentos, mas é mais do que fundamental que isso esteja pelo menos formalizado dentro de uma planilha ou que seja feito um controle, um balanço e uma avaliação sobre o que funciona e o que é gerido.

Se empresas pequenas relutam as vezes por estas considerações, as grandes não tem outro caminho a seguir. Este ponto é importante para que a empresa continue crescendo, e isso é facilmente percebido quando imaginamos uma instituição que emprega muitas pessoas e precisa de uma enorme gerência. Sem profissionalismo, dificilmente a vida da empresa vai perdurar por muito tempo.

Ao imaginar a estrutura que pode ser utilizada para viabilizar departamentos, não podemos esquecer de alguns destaques nessa divisão. A seguir, listamos as principais diretrizes que permeiam um bom e duradouro planejamento:

- Administrativo: Fica com a responsabilidade de gerir a empresa em um plano mais amplo, mais completo, além de monitorar os existentes segmentos

- Compras: Faz com que funcione o rendimento, a entrada de capital e, consequentemente, o lucro. Aqui são tratadas as necessidades do negócio

- Financeiro: Toma conta das finanças da empresa e define os pagamentos, como isso será feito, o quanto será gasto e como será equacionada dívidas e equilibradas as entradas e saídas de capital

- Marketing: É o que formula estratégias de propaganda, visando a maior exposição da marca no público e também a busca por um mercado consumidor

- Recursos Humanos: Promove contratações, divide funcionários em suas áreas especificas, organiza treinamentos e motiva os trabalhadores na busca de melhores resultados.

- Vendas:  É o que computa toda a parte de lucros

Levantada todas essas considerações, esperamos que você, que pensa em montar uma empresa ou começar a lidar com algum tipo de atividade, faça um bom proveito das nossas dicas.

Até a próxima postagem!








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