segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dicas para a promoção de um funcionário

Por William de Assis

Hoje o blog da Work Out Eventos vai indicar aos nossos leitores algumas situações que podem ajudar na promoção de um empregado dentro de uma empresa. Acompanhe conosco os conselhos para tomar este importante passo da melhor maneira possível e fazer com que, tanto empresa quanto funcionário, fiquem satisfeitos.


Os critérios tomados para efetuar a promoção de um funcionário dentro de uma empresa são os mais diversos. Para tanto, as características do estabelecimento e o perfil do cargo o qual irá ser ocupado devem ser levados em consideração, antes de qualquer tomada de decisão que possa afetar o andamento do ambiente de trabalho. Geralmente, quando se promove uma pessoa, aspectos como liderança, pro-atividade, desempenho e necessidade, entre outros, são os que vão fazer com que uma pessoa alcance o sucesso profissional.

O primeiro item a ser analisado para se dar uma promoção é a avaliação individual do postulante ao novo cargo. Ele tem as qualidades e qualificações necessárias para assumir um novo objetivo dentro da empresa? Perguntas como essa são essencias para que não hajam dúvidas e, mais tarde, arrependimento pelo passo tomado. Se houver mais de uma pessoa dentro da empresa capaz de ser promovida para um mesmo posto, leve em consideração quem está a mais tempo e quem tem um maior potencial para ser explorado a longo prazo.

A experiência exerce um fator importante neste processo todo. Tudo depende do retorno que o empregador espera da pessoa, do quanto ela já tem vivência com a área na qual trabalha e quanto ele é dinâmico e sabe lidar com a pressão do trabalho. São por motivos assim que uma promoção deve ser muito bem estudada. Caso a escolha seja errada, muitos serão os prejuízos e outros serão os problemas que deverão ser solucionados, exigindo tempo e atenção que deveriam ser usados em outros pontos da empresa.

A busca por pessoas que sejam motivadas, dispostas e que tenham foco em resultados são outros itens para serem levados em consideração. Evidentemente, a evolução do funcionário e todas essas características acontecem com o passar do tempo. Para motivar ainda mais o quadro de trabalhadores, é preciso deixar claro um plano de carreira, que condiza com as expectativas de quem está pleiteando uma promoção.

Não confundir as áreas de uma empresa é outra premissa. Não adianta colocar, por exemplo, uma pessoa que trabalha com operações em um serviço de planejamento estratégico. Exemplo de erro ao se dar uma promoção acontece, quase sempre, no setor de vendas: muitas vezes uma pessoa ganha um posto de chefia por ter vendido mais produtos. Este fator não é o único e nem mesmo o mais importante para que um funcionário ganhe novas e mais importantes atribuições.

Quando a pessoa promovida não corresponde com a nova função

Se, ao passar do tempo, o empregador visualizar que a escolha por determinado funcionário para ganhar promoção não surtir efeito, o erro deve ser desfeito o mais rapidamente possível. Não é necessário um ''caça as bruxas'', ou atitudes precipitadas: para reverter o que não foi esperado, a empresa deve conversar de forma clara e direta com o empregado, explicando as falhas que ocorreram e o que pode ser revisto, modificado, sempre com um modelo de execução a ser seguido.

Um outro problema, muito incômodo, pode ser gerado a partir das consequência de uma escolha mal feita: o clima de descontentamento do grupo de trabalho. Isso ocorre com mais intensidade na medida em que, pessoas que estavam aptas para também serem promovidas, percebem que não tiveram o seu devido valor reconhecido. Mais uma vez, é hora de usar o artifício da motivação, da busca por novos objetivos dentro do trabalho. 

Algo que pode contornar e ajudar neste quesito é a capacitação por meio de programas de treinamento interno. Eficiente, ele ajuda atraçar qual é o melhor meio de se promover um funcionário; quando isso deve acontecer e quais são as habilidades que ele precisa ter para corresponder com o que lhe foi proposto.

É claro que as escolhas dos gestores podem dar errado, mas se assim for, a hora é de saber lidar com as atitudes que não deram certo, reciclar os funcionários e prestigiar quem está na busca por uma promoção.

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