terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eleições municipais do Rio de Janeiro: Analisando as propostas dos candidatos

Propostas e avaliações sobre a Educação

Otávio Leite - 45


Educação é oportunidade de vida.



A solução real para a implantação da educação de qualidade, que verdadeiramente democratize o acesso ao saber e ao conhecimento, requer uma tomada de decisão que redirecione o rumo da política educacional no Município do Rio de Janeiro. Por mais que haja esforços, não podemos nos contentar em assistir o poder público a ficar, permanentemente, dedicando-se ao conserto de erros, à correção de falhas, numa espécie de infindáveis ‘tapar buracos’. Configurando, pois, a “política educacional dos remendos”.
Há que se ter ousadia para construir um modelo educacional de qualidade priorizando radicalmente o seu ponto de partida: a base da pirâmide educacional. A educação infantil deverá ser oferecida universalmente e impregnada de conteúdo pedagógico. Estudos têm demonstrado que o desenvolvimento integral da criança na primeira infância facilita o seu processo de aprendizagem continuado, com reflexo direto em relação ao seu desempenho no ensino fundamental e ainda promove a diminuição dos índices de repetência e de abandono escolar. Ademais, a universalização da educação infantil é importante para o desenvolvimento da vida profissional dos próprios pais e, em especial, da mulher, que muitas vezes se vê obrigada a desistir da vida profissional para cuidar dos filhos, pois fica sobrecarregada pela jornada dupla de trabalho.
A meta fundamental é alicerçar, com vigor, o fundamental instante da alfabetização. Entendemos que a alfabetização efetivada com êxito é fator que garante o avanço cognitivo da criança. Afinal, “a criança é o futuro do homem. ”Nosso programa de metas deixa claro que a atenção competente na educação infantil ensejará um novo momento para que as novas gerações percorram as etapas da educação pública sem problemas. Com isso, em curto prazo, não mais serão necessários elevados dispêndios em programas de aceleração, recuperação e alfabetização de alunos há anos dentro do sistema. Aristóteles já havia afirmado: “As raízes da educação são amargas, mas seus frutos são doces.”
Cabe salientar que, para a realização desse programa de educação, nossa proposta é cumprir o disposto na Constituição Federal, ou seja, comprometimento em destinar todos os recursos vinculados para a educação (Fundeb), que historicamente são desviados pela administração municipal para outras atividades, garantindo, assim, mais de R$ 500 milhões ao ano, adicionais para a manutenção e desenvolvimento do ensino.
Nossas metas de gestão são:
1. Educação Infantil: universalizar a creche e a pré-escola até 2016, buscando a padronização na oferta de mais amplos espaços físicos e de melhores recursos pedagógicos.
Atualmente, a cobertura em pré-escola é de apenas 48% e a de creche, de 29%, mesmo contando com as creches conveniadas.
2. Implantar a bidocência no primeiro ano do ensino fundamental, isto é, instituir dois professores em cada sala de aula na classe de alfabetização. Assim, deve-se favorecer a individualização do processo de ensino, com a perspectiva de garantia de alfabetização e letramento dos alunos.
3. Universalizar a educação especial adotando uma política de inclusão definida caso a caso, ouvindo diretamente os pais e responsáveis e assegurando todos os insumos pedagógicos que possam trazer avanços aos alunos. Dentro de uma perspectiva de horário integral, utilizando, quando necessário, parcerias com instituições da sociedade civil.
4. Resgatar a educação a partir do currículo básico da “Multieducação”, que preconiza incluir a diversidade cultural da Cidade do Rio de Janeiro.
5. Avançar na expansão do turno integral no ensino fundamental com inserção de atividades permanentes, com profissionais habilitados, em linguagens artísticas e de esporte, inclusive com programas de estudos, pesquisas e cumprimento de exercícios próprios da atividade pedagógica. Sempre que necessário, deve-se aproveitar os espaços comunitários da sociedade.
6. Abrir, progressivamente, as escolas nos finais de semana para a comunidade com a realização de atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer, com o objetivo de trazer a família para a escola, tornando esse em um importante espaço de interação entre o aluno, a família e a escola.
7. Garantir a recuperação paralela, no contraturno, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Aperfeiçoar e ampliar os esforços que buscam suprir os déficits de aprendizagem e defasagem escolar dos alunos, dando prioridade ao real aprendizado, não apenas à melhora de indicadores.
8. Inclusão digital arrojada. Potencializar o uso dos dispositivos de acesso à Web com objetivos pedagógicos. Garantir que todas as escolas tenham laboratórios de informática e que todas estejam conectadas à rede mundial de computadores. Firmar parcerias com as Lan Houses e CID’s (Centros de Inclusão Digital) para atividades complementares de pesquisa sob supervisão acadêmica.
9. Abrir espaço para debater e implementar o Plano de Cargos e Salários dos Professores Municipais. Ampliar e fortalecer a formação continuada dos professores, contemplada em sua carga horária, buscando a valorização do saber docente.
10. Instituir duas unidades de qualificação e aperfeiçoamento pedagógico para profissionais, sendo uma na zona oeste e uma na zona norte.
11. Implantar um programa no último ano do ensino fundamental de identificação de vocações profissionais, contribuindo para a orientação dos alunos em suas futuras carreiras e aptidões.
12. As aulas de Educação Física estabelecidas na grade curricular da rede pública municipal serão ministradas exclusivamente por profissionais da educação física, ampliando a oferta de concursos, para que, em 4 anos, 100% dessas atividades sejam ministradas por esses profissionais.
13. Implantar um programa de experimentos científicos e tecnológicos em toda a rede municipal.
14. Apoiar a participação facultativa de grupos de escoteiros junto à rede municipal de ensino, Lei Municipal 3.230 de 2001.

Vídeo sobre o programa: http://www.youtube.com/watch?v=sfqMRt2WuFU&feature=player_embedded

Fonte: http://www.otavioleite.com.br/campanha/educacao.asp

Site: http://www.otavioleite.com.br/campanha/index.asp 

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