Gerir o processo empresarial de um negócio requer planejamento e organização, fatores indispensáveis para o sucesso de um empreendimento. Um dos pontos centrais de tal processo consiste nas ações de Marketing que devem ser elaboradas e implementadas, visando sempre uma estratégia que resulte no conhecimento dos serviços ou dos produtos que serão oferecidos. Hoje o tema do blog da Work Out buscará levar à você, nosso leitor, um pouco mais sobre o funcionamento e os detalhes que permeiam esta questão.
Dar início à uma empresa, mantê-la e fazê-la crescer passa obrigatoriamente pela divulgação daquilo que é o seu instrumento de trabalho, e é por conta disto que a velha frase '' A propaganda é a alma do negócio '' tem total sentido. O cuidado neste quesito deve ser maior ainda quando se está começando, pois as operações que irão definir o ramo de atuação e o público que se quer atingir também se embasam nas definições de como, quando e o quanto se deve investir na área de marketing.
Quando se pensa nos conceitos de propaganda os objetivos principais são mostrar ao cliente o que se está propondo realizar, assim como convencê-lo a comprar a ideia, a prestação de serviço ou o material que é produzido. É então que pensamos nos famosos quatro P's (produto, preço, praça e projeção de vendas) e em como eles serão utilizados para o bem da empresa. Cada um em seu momento e em sua atribuição, cada um com sua devida importância e todos eles em conjunto refletem o que a empresa precisa concretizar para alavancar os seus lucros.
Faremos aqui uma breve apresentação destes conceitos, bem como explicá-los.
Produto:
É chamado também de posicionamento, uma vez que é ele que será o parâmetro para que os clientes e demais agentes do mercado possam estabelecer qual produto ou serviço deve ser comprado em relação ao que sua empresa e o que a concorrência oferecem. Muito importante aqui é saber quais aspectos podem influenciar no processo de venda, como localização dos consumidores, público-alvo, logística, projeção de vendas, mão-de-obra necessária, etc. Todo este aparato é necessário para que tanto o nome quanto aquilo que é divulgado pela empresa fiquem em constante evidência, ou seja, que a imagem esteja sempre sendo veiculada.
Preço:
O preço a ser veiculado depende e muito de como será a aceitação, o benefício do que é repassado ao consumidor. É com o preço que se pode projetar as demandas necessárias, avaliar a competitividade e a inserção do serviço/produto no mercado que se pretende alcançar. Deve-se analisar de forma muito profissional como os preços são elaborados, se eles são de fato atraentes ou se são incompatíveis, se eles podem ser flexíveis conforme as características da economia e se a margem de lucro vai ser alcançada ou se haverá prejuízos.
No campo do Marketing existem duas maneiras de se maximizar os ganhos, muito embora nem sempre seja possível aplicar uma ou outra ao contexto de determinada empresa. Estas maneiras fazem parte das estratégias de segmentação da propaganda e consequente ganho financeiro e são muito utilizadas hoje em dia. Vamos à elas:
- Marketing diferenciado: é o modelo que se emprega quando a empresa pretende atingir dois ou mais campos de venda com o mesmo produto ou serviço;
- Marketing concentrado: É o modelo que visa apenas uma parcela de determinado mercado alvo, mercado atingindo também apenas por um produto ou serviço.
Praça:
Conhecido também como canais de distribuição, a praça é responsável pela maneira como a empresa apresenta seu trabalho ao cliente. É neste aspecto que se pensa como o que é vendido no empreendimento vai chegar ao consumidor, como isto vai ser viabilizado. Neste processo existem duas subdivisões, que são as seguintes:
- Venda direta: é a venda mais utilizada para que o produto ou o serviço seja distribuído. Conta com uma equipe responsável para a realização desta atribuição, podendo ou não controlar todos os passos referentes ao processo de entrega ou realização de um trabalho. Desta maneira podem existir empresas terceirizadas, o que, dependendo da dinâmica do empreendimento, pode ser favorável para uma maior eficiência.
- Venda indireta: Aqui é necessário se fazer a distinção entre produto e serviço. Caso a empresa trabalhe com produtos, a venda deste pode ser feita em algumas etapas. Uma forma de se fazer isto é vendendo primeiramente ao atacadista, que em seguida vende ao varejista e ele repassa o produto ao consumidor. Outra maneira é vender a todos ao mesmo tempo, levando-se em consideração os diferentes preços que devem ser praticados.
Já no caso dos serviços a parte terceirizada fica geralmente por conta de um serviço que seja dividido em setores independentes, como por exemplo o serviço de abastecimento de energia elétrica. Uma empresa deste ramo tem suas atribuições administrativas e de atendimento ao público. A venda estaria na prestação do serviço, que pode ser feito por pequenas empresas que cuidam da manutenção e instalação da infra-estrutura na casa dos clientes, bem como de outras situações que porventura possam ocorrer.
Promoção e Propaganda
Importante ponto a ser estudado pela empresa; aqui fica definido quais serão as ferramentas de divulgação. Após selecionada a clientela a ser atingida, é hora de veicular o trabalho da empresa nas mais variadas mídias e formas de promoção. São objetos deste item a exibição em rádio, TV, mala direta, redes sociais, outdoors, boca-a-boca, etc. Seguido este procedimento a chance de se evidenciar o produto ou serviço é enorme. O custo de toda essa manobra é caro, então antes de tomar qualquer tipo de decisão a respeito da área de propaganda o essencial é delimitar quanto se vai gastar e com quem isto será gasto.
A promoção serve como um meio de crescimento das ações de marketing geradas pela empresa. Como objetivos, a promoção abrange as ideias de informação, persuasão, lembrança e, acima de todas elas, o convencimento, fazendo com que o público passe a adquirir o que lhe é proposto. Os resultados são vistos no aumento das vendas, na maior participação dentro do mercado no qual a o negócio está classificado, no maior reconhecimento da imagem empresarial e nas futuras estratégias de vendas.
As maneiras como as vendas podem ser feitas também abrem um leque de possibilidades. Ela pode ser pessoal, elevando a comunicação entre o representante de vendas e o cliente, criando uma interação que pode ser interessante conforme a visão que o empreendimento faz da relação com seu consumidor; pode ser feita através da promoção de vendas, que consiste basicamente em oferecer artifícios como brindes, demonstrações, menores preços, etc, a fim de aumentar os lucros; pode ser também através da publicidade, que informa sobre o produto, serviço ou a empresa. A publicidade é mais abrangente, não precisa obrigatoriamente se restringir ao público-alvo, faz com que a marca seja mais explorada.
Projeção de Vendas
A projeção é feita tendo em consideração a absorção que pode ser conseguida no mercado e o quanto foi investido em marketing para que a empresa tenha seu nome amplamente conhecido. Se não houver primeiramente um bom plano de divulgação a projeção também não terá sucesso. Dependendo do produto ou serviço prestado durante o ano, a empresa pode ter um maior ou menor lucro. Calcular este aspecto e estar ciente de que nem sempre as vendas manterão um padrão ( seja ele positivo ou negativo ) é saber lidar também com a projeção de crescimento da própria empresa.
É com a projeção de vendas que se pode mensurar os gastos e organizar a saúde financeira de um empreendimento, portanto é um ponto que merece bastante atenção. Se não for a fonte única de recursos, com toda a certeza é a mais importante, definindo o fluxo de caixa, contas a pagar, gastos extras, as campanhas para maior exposição da marca, entre tantos outros quesitos.
Work Out Eventos
Como empresa consolidada e reconhecida na área de eventos, nós da Work Out sempre esperamos pelo sucesso de nossos clientes e parceiros, de forma que juntos possamos construir um crescimento sustentável e que possa abranger o maior número de pessoas possíveis. São com pequenas, breves mas importantes dicas como o texto de hoje que acreditamos contribuir para o sucesso de novas empresas, de empresas que já existem ou de empresas que ainda precisam de alguns detalhes para saírem do papel e ganharem forma. Somos creditados por todo nossa trajetória vencedora e altamente competente, fazendo com que nossos serviços sejam cada vez mais procurados e é desta forma que vamos trilhando novas metas. Também esperamos que todos possam alcançar as mesmas vitórias que a Work Out tem alcançado.
Até a próxima !
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