segunda-feira, 11 de junho de 2012

É possível conciliar o ambiente de casa com o ambiente de trabalho?


Por William de Assis


Num contexto de vida cada vez mais pautado pela cobrança no trabalho e pela rapidez em apresentar resultados no âmbito profissional, frequentemente a vida pessoal é posta de lado. Se trabalhar, cuidar da família, estudar e tirar um tempo para si mesmo parece uma missão difícil, quando todos estes aspectos se unem em apenas um ambiente o caos pode reinar e fazer com que metas não sejam alcançadas.


O dinamismo que a globalização impõe, sobretudo com o advento de novas formas de comunicação e troca de informações, abre caminho para novos perfis profissionais e que exigem modificações quanto à forma de se produzir determinada atividade. Uma das possibilidades encontradas para responder ao imenso fluxo de trabalho passa hoje, essencialmente, pela junção do local de moradia com o local onde se exerce o conteúdo profissional.

Ocorre que nem sempre fica clara a divisão entre estes momentos importantes do nosso cotidiano. A pressão e a busca por sucesso na profissão geralmente acarretam um prejuízo no lado pessoal. Na forma tradicional de trabalho, com local e horários definidos para o exercício do mesmo, a incompatibilidade com a questão da vida particular já se mostra bastante acentuada. Quando juntas em um mesmo espaço físico (ou próximas uma da outra), estas questões se traduzem em um desafio maior, bem mais complexo.

Para muitas pessoas, o ritmo de trabalho e as implicações decorrentes dos resultados esperados pela empresa, pelo patrão, ou até mesmo se o empreendimento for autônomo, resultam na escolha de unir o lar com a profissão. É uma decisão válida? Depende muito da capacidade de organização e de separação de assuntos que pertencem exclusivamente à uma ou outra atividade.

O mais recomendado quando este tipo de escolha é concretizada é, primeiramente, ter um lugar que possa ser o escritório, onde será desenvolvido todo o conjunto de atividades relacionadas ao trabalho, assim como um local que possa ser destinado exclusivamente aos afazeres pessoais. Se a opção for por trabalhar dentro do próprio lugar de moradia, que seja em uma sala separada e caracterizada para funcionar nos moldes de uma sala de empresa.

Outro aspecto que não pode deixar de ser lembrado aqui é o horário de cada jornada. Em prol de um maior volume de trabalho realizado no espaço de tempo mais curto possível, o trabalhador acaba por ''invadir'' seu tempo livre com assuntos que não fazem parte nem do momento e muito menos do ambiente de vida particular. Neste aspecto se conduz então um quadro de horários que sejam pertencentes a cada modalidade, sem que haja intermediações de ambos os lados, sob a pena de tanto trabalho quanto lar serem prejudicados. Nada impede que este equilíbrio possa ser rompido, as vezes até é necessário, mas tal conduta não pode ser transformada em regra.

Os objetivos também precisam ser definidos. Sabendo de antemão o que deve ser feito e o que se espera de resultado ao final do dia, abre-se a possibilidade de cumprir com as obrigações de forma a satisfazer os conteúdos do lar e do trabalho sem que ocorra falhas neste ou naquele. Importante lembrar que obrigações de trabalho acumuladas não são interessantes para a empresa, que sempre espera que as metas sejam cumpridas dentro de um prazo determinado.

Assim como é prejudicial levar assuntos do trabalho para casa, também é desaconselhável fazer o caminho inverso. Todos temos problemas com a família, comos afazeres domésticos, com despesas, com filhos ou com os pais, mas de forma alguma isto pode ser transferido para o ambiente profissional. O convívio pode se tornar impossível na medida em que o estresse e o nervosismo tomam conta da pessoa que acena com a possibilidade de trabalhar perto de onde mora, por isso antes de tomar tal decisão isto precisa ser bem resolvido. Lembre-se também que não é somente você que tem problemas e que descarregar tudo isto em casa só fará com que a relação familiar se abale e, por conseguinte, o trabalho não flua.

Um detalhe precisa ser muito bem alertado: Os moldes de trabalho atuais já não são tão tradicionais, muito por conta da evolução tecnológica. Novas ferramentas surgem para descomplicar (por vezes complicar) o cenário de trabalho, fazendo com que certas atribuições possam ser cumpridas fora da empresa, o que antes não seria possível por conta das particulariedades que somente um escritório ou fábrica por exemplo poderiam oferecer. Assim sendo, a comodidade de poder resolver as pendências em qualquer hora ou lugar surge como uma manobra por vezes transformada em armadilha, então tenha atenção.

Por fim, há de se ressaltar que nada disto pode ser alcançado se o profissional não souber cuidar bem da sua saúde, do seu lado psicológico e do seu lado emocional. Saber gerenciar todo este processo é antes de mais nada poder dar à si próprio(a) uma condição de vida equilibrada, que seja pautada por regras e compromissos, mas que também abra espaço para o lazer e para o convívio em família, de forma a criar um bem-estar cada vez maior e que aumente a qualidade do lado pessoal e profissional.


Um comentário:

  1. José Roberto M Figueiredo12 de junho de 2012 às 08:25

    Muito bom o artigo. Vamos nos encontrar, matar as saudades e discutir esse assunto. Beijos saudosos!

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