quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cidades turísticas do Rio de Janeiro: Penedo

Por William de Assis


Penedo é conhecida como a maior colônia finlandesa do mundo. Situada no Parque Nacional do
Itatiaia, na região sul do Rio de Janeiro, a cidade apresenta um clima típicamente europeu, além de toda a cultura trazida pelo povo escandinavo. Contando com uma população de cerca de cinco mil habitantes, Penedo tem ganho destaque também por ser um dos maiores pólos gastronômicos entre Rio e São Paulo.


A linda e hospitaleira Penedo


Um pedacinho do velho continente na Cidade Maravilhosa: assim pode ser definida a cidade de Penedo. Cercada por rios, riachos, cachoeiras e tendo como vizinha a região das Agulhas Negras, o recanto finlandês no Brasil começou a ser planejado no ano de 1929 , quando Toivo Uuskallio comprou a fazenda que se chamava Penedo, após ter divulgado a ideia de criar uma colônia vegetariana de finlandeses no Brasil.

Início de Penedo


A história da cidade remonta às aventuras de alguns europeus vindos para o Brasil no ano de 1927.O fundador da cidade, Toivo, acompanhado de sua esposa Liisa Uuskallio e de mais três jovens rapazes, buscavam achar por aqui um ambiente propício para o convívio pleno com a Natureza, possível especialmente pelo clima tropical do Rio de Janeiro.

Tendo ficado no sul-fluminense a fim de se acostumar com o clima e com toda a nova dinâmica do continente sulamericano, o grupo foi chamado para trabalhar em uma fazenda que tinha como proprietário o Mosteiro de São Bento, que ficava próximo de Volta Redonda. Ali puderem conhecer um pouco mais dos cultivos realizados, assim como algumas terras que mais posteriormente poderiam servir para a criação da colônia que tanto sonhavam.

Casa de Pedra , uma das primeiras construções de Penedo


Após uma temporada, Toivo retornou para a Finlândia, em 1928, publicando o livro chamado ''Na Viagem em Direção à Magia do Trópico'', que tinha como meta relatar todas as experiências vivenciadas no Rio de Janeiro e mostrar que seria naquela localidade o melhor local para a fundação de uma colônia finlandesa no Brasil. A ideia amadureceu e com a ajuda do Pastor Pennanen e com diversas divulgações na imprensa, Toivo teve sucesso em sua empreitada ao angariar recursos para investir em nosso país. Assim sendo, o imigrante comprou as terras pelas quais trabalhou e que pertenciam à Igreja, dando início, em 28 de janeiro de 1929, ao que seria considerada mais tarde a maior colônia da Finlândia no mundo. Também tem o status de única colônia do país europeu no Brasil.

Dificuldades nos anos 30 do século passado e desenvolvimento


Nos primórdios de Penedo todos seus habitantes viviam em comunidade, praticando a lavoura de substência e cultivando pés-de-laranja, principal fonte de arrecadação dos recentes colonos. Tratado como um local apropriado para a vivência em grupo, Penedo começou a demonstrar seu lado mais complicado, quando as terras, já esgotadas, não produziam mais aquilo que era necessário. Para piorar a situação, a presença de mosquitos e as constantes enchentes faziam com que a labuta se tornasse cada dia mais difícil, o que causou a volta de muitas famílias para a Finlândia.

Outro grande revés sofrido pelos recentes imigrantes foi a falência da indústria de laranja da Baixada Fluminense, cessando o mercado que era a base de sustento dos europeus no Rio de Janeiro. As opções  buscadas então foram  a plantação de tomates e a criação de galinhas. Com esta nova atividade os finlandeses fundaram uma cooperativa informal, que serviu de base para o que é conhecido hoje como o Clube Finlândia, originado em 1943.

O final dos anos 30 continuaram a não serem os mais felizes para os colonos aqui instalados. A saída para uma parte destes problemas foi a venda de uma porção da fazenda comprada por Toivo a um grupo de suiços, fundadores da Companhia Plamed. Pode então o fundador quitar suas dívidas e devolver a quantia para os investidores que não ficaram satisfeitos com o plano proposto por Uuskallio. A partir daí novas culturas foram sendo trabalhadas, tendo destaque a batata doce, as hortaliças, bananas e flores. O intuito inicial de viver em um ambiente vegetariano teve aqui seu fim.

Embora tivessem passado por muitas adversidades e quase aberto mão de concretizar a colônia no Rio, os poucos os finlandeses foram se restabelecendo e criando novas formas de desenvolvimento. Com todo este contexto e sendo divulgada como uma cidade tranquila, amena e acolhedora, Penedo dava os primeiros passos para a indústria hoteleira ganhar contorno e força na Região do Médio Paraíba do Sul. No meio dos anos 50 do século passado, a cidade passava a ter a configuração que apresenta atualmente.

Atrações turísticas de Penedo


Dois dos principais atrativos da pequena colônia ficam por conta do seu clima frio e das festividades envolvendo o Natal. A serra propicia aos amantes do tempo gelado um bom lugar para se passar o inverno, época em que a cidade lota. Com sua enorme e irresistível variedade de chocolates, Penedo se torna convidativa e muito charmosa para seus visitantes. Com um pólo gastronômico forte e que vem ganhando destaque nos últimos anos, a localidade encanta seus admiradores com uma vasta oferta de restaurantes e lanchonetes sempre próximos da Via Dutra.

Casa Oficial do Papai Noel no Hemisfério Sul

Já em dezembro as atenções se voltam para a residência oficial do Papai Noel no Hemisfério Sul, localizada no parque temático Pequena Finlândia. Criado em 1933, o Parque teve como objetivo unir ainda mais os europeus com os laços de sua cultura e tradição local, trazendo um pouco do espírito natalino que encontra seu lar na província da Lapônia. O local é destino de todas as cartas enviadas para Papai Noel e que são feitas aqui no Brasil.

Um local de grande visitação na cidade é o Clube Finlandês, fundado em 1943. Foi criado para servir de local festivo par brasileiro e finlandeses, assim como para guardar toda a herança do povo nórdico que aqui se estabeleceu. Um dos atrativos do clube é o Baile que ocorre todos os sábados.

Finlandeses e descendentes com suas danças típicas

Museu Finlandês

Para o visitante que deseja conhecer um pouco mais do país europeu existe em Penedo o Museu Finlandês, cuja missão é a difusão da cultura, arte e folclore dos nórdicos. Teve sua fundação em 1982  e abriga, entre tantos temas, materiais de tapeçaria, objetos de artesanato, coleção de livros, revistas fotos e trajes típicos usados nas festividades mais importantes da Finlândia.



Serrinha do Alambari

Para aqueles que preferem fazer um passeio ecológico,  a cidade também oferece uma atração ótima de lazer e diversão: trata-se da Serrinha do Alambari, que fica no meio de Penedo e Visconde de Mauá. As caminhadas pela mata são garantias de um contato mágico com a flora do local, preservada pelos habitantes e pela lei do município. Para os pescadores, existem inúmeros pesque-pague, chance de se divertir pescando e que oferece ainda uma boa refeição ao fim da atividade.

Penedo apresenta também uma imensa variedade de cachoeiras, entre as quais estão:  As Três Bacias, Poço das Esmeraldas, O Rio das Pedras, a Cachoeira de Deus, a Cachoeira das Antas, as Cachoeiras do Rio Palmital e as Três Cachoeiras. Presentes abaixo do Maciço do Itatiaia, muitas são as nascentes que dão origem a todas estas e mais uma variedade de cachoeiras.



O destaque na cidade no próximo mês fica por conta do Concurso Hípico do Estado do Rio de Janeiro, um dos eventos que mais atraem turistas para Penedo durante o ano.

Com toda essa variedade de destinos e possibilidades de entretenimento e descanso, Penedo vem se consolidando no cenário da região Sudeste com um dos principais pontos de visitação , um dos mais visitados do país. Sem apresentar um sinal de trânsito e transmissão de rádio, a cidade conquista cada vez mais adeptos pela sua simplicidade, civilidade e estilo tradicional.

Quer conhecer Penedo? Saiba como 


Se o visitante estiver partindo de ônibus e vindo de São Paulo, a melhor opção é seguir pela Rodovia Presidente Dutra, na BR-116. A entrada da cidade fica distante 260 km  da capital paulista e a 15 km de Engenheiro Passos, cidade divisa entre São Paulo e Rio. A mesma opção de percurso serve para os que partem do Rio de Janeiro, que dista 160 km de Penedo.

Um recanto europeu no Brasil, esta é a pequena e charmosa Penedo


Esperamos que nossos leitores tenha gostado de mais esta dica de ponto turístico da nossa cidade.

Até a próxima postagem !


















Nenhum comentário:

Postar um comentário