terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ATITUDES COMPORTAMENTAIS PARA A ÁREA DE EVENTOS – RECEPCIONISTAS, MODELOS ou PROMOTORES (AS)

SELEÇÕES

  • Não pense que agência produtora gosta de fazer seleção mas se está fazendo é porque fora uma exigência do cliente ou há um motivo muito forte para tal, portanto, não argumente tentando alegar que já trabalha na área ou com a agência há muito tempo.
  • Não confirme sua presença na seleção, caso saiba que não poderá comparecer ao processo seletivo ou ao trabalho.
  • Seja pontual, pontualidade é sinal de responsabilidade.
  • Vá bem vestido(a), com roupas básicas mas que valorizem seu corpo mas que não sejam vulgares. Pense, se a cliente for mulher, você provavelmente será limada da seleção se for com uma roupa que pode não traduzir a expectativa ou a imagem do cliente. Portanto, cuidado ao vestir-se.
  • As meninas deverão ir preferencialmente de salto e levemente maquiadas. (Eu disse LEVEMENTE maquiadas!! Há algumas meninas que usam quilos de base e corretivo e na hora da entrevista parecem bonecas ou a maquiagem está toda ‘quebrada’ quando não é de boa qualidade)
  • Seja simpático (a) e comunicativo(a), porém limite-se a responder o que o cliente lhe perguntar e não fuja do assunto.
  • Se você já possuir uma larga experiência em eventos, procure mencionar àqueles que tenham a mesma linha profissional para o qual você está concorrendo e apenas diga que fez outros serviços na área. Se você só está começando e não tem muita/nenhuma experiência, mostre-se ativa, interessada no produto e não minta. Peça uma oportunidade de mostrar o quanto você poderá acrescentar e ser produtiva para o cliente.
  • Não use gírias ao falar com um cliente; também não faça perguntas sobre valor de cachê, data de pagamento ou quando sairá o resultado do teste, esses ou outros esclarecimentos sobre o trabalho, deverão ser feitos com a agência produtora, jamais com o cliente.
  • Não masque chicletes e tenha cuidado com a postura perante o cliente, pois ela fará muita diferença na hora da escolha do(a) profissional.
  • Na sala de teste permaneça de pé, só sente-se caso o cliente permita.
  • Nunca forneça seu telefone pessoal ao cliente, qualquer contato com o mesmo deverá ser feito exclusivamente pela agência.
  • Compareça aos testes sempre munido de seu material fotográfico (book e/ou composite).
  • A agência após ter o resultado da seleção entrará em contato apenas com os aprovados, sendo assim não existe prazo estipulado para o resultado da seleção.
  • Responsabilidade é uma regra básica para quem quer prosseguir nesta profissão.

APÓS SER CONTRATADO (A) PARA UM TRABALHO:

  • Chegue ao local com 30 minutos do horário marcado.
  • Procure obter o maior número de informações da empresa contratante. Seguir corretamente todas as instruções do trabalho.
  • Caso ocorra uma eventualidade que impossibilite a realização do trabalho por parte do (a) profissional é obrigatório que avise com antecedência para que a agência tome as devidas providências.
  • Nunca fazer qualquer crítica em relação ao produto em que se está trabalhando.
  • Sempre mantenha um comportamento ético.
  • O cliente tem por direito substituir o (a) profissional se o trabalho do mesmo não estiver agradando.
  • Jamais manter qualquer tipo de relação extra profissional durante o trabalho. Em geral não se contrata menores de idade por causa da legislação, se o fizerem, deverá ser como aprendiz.
  • Nem todos os trabalhos permitem o uso de bijuterias, fique atento a isso. Mas SEMPRE use as bijuterias discretas, nada de ‘lustres ou grandes argolas’ dependuradas nas orelhas, OK? Existem algumas que ainda argumentam: “Mas meu brinco nem é grande!!!" Hello, please! Portanto, o mais correto é que a agência nem necessite pedir para tirá-los quanto mais ter que discutir o tamanho apropriado para os mesmos.
  • Caso o cliente estipule uma produção (uniforme, cabelo e maquiagem) ela deverá ser seguida até o término do trabalho, sem discussões. Confirme com a agência se você deverá/poderá devolver o uniforme no ultimo dia, economizando assim, despesas de transporte e facilitando a logística da produtora que já terá recebido todos os uniformes de volta. Caso a agência não possa receber o uniforme no último dia do evento, o mesmo deverá ser mantido impecável e devolvido em até 5 dias após o término do trabalho, qualquer dano ao mesmo é de total responsabilidade do (a) profissional.
  • As meninas deverão estar sempre com sobrancelhas e buço depilados, e unhas feitas com esmalte claro. Os rapazes unhas cortadas e limpas. 
  • Na presença de artistas ou pessoas do meio artístico durante qualquer tipo de trabalho, jamais tire fotos ou peça autógrafos, comporte-se profissionalmente.
  • Qualquer reclamação sobre trabalho deverá ser feita diretamente à agência, nunca ao cliente.
  • Ao contrário de fotos publicitárias ou desfiles, os eventos dependem muito da simpatia do (a) profissional, portanto, se você foi selecionado para representar o cliente, ou a agência produtora, saiba que você está ali representando uma marca ou uma empresa e nunca você mesma.
  • Você só será lembrado (a) pelo cliente ou pela agência produtora de duas formas: se o seu comportamento foi exemplar ou  se foi abominável, portanto, prefira ser lembrada como exemplar e garantirá vários outros trabalhos que, muitas vezes, nem necessitam de seleções.
  • A agência produtora tem o dever de, quando te convidar para uma seleção ou evento, deixar bem claro do que se trata o evento (congresso, recepcionista/promotor (a) de stand, desfile, figuração, promoção, sampling, etc..) bem como horários da seleção/trabalho, local, cachês e para qual cliente você será designado (a). Se você se dispôs a ir a uma seleção e aceitou trabalhar em um evento não reclame no meio do trabalho que: está cansado(a), o sol está quente demais, que não aguenta ficar em pé enfim, todas as atribuições que um profissional de eventos está sujeito. Pense bem antes de dizer SIM para que você não seja ‘limado(a)’ da agência e feche definitivamente uma porta.
  • O mercado de trabalho tem sido muito competitivo e exigente e cada vez mais procura profissionais que possam atuar em diversas áreas portanto, nunca faça somente o que você foi contratado(a) para fazer, mostre que você pode ser útil em outras funções e que você pode mais, isso lhe abrirá portas para outros trabalhos que não seja apenas aquele ao qual você está recebendo naquele momento. A área de eventos é muito flexível e as vezes necessita-se de profissionais que desempenhem várias funções e seja muito versátil em várias atividades.
  • Mostre-se educado e polido quando falar com o cliente e com os clientes do seu cliente. Nunca discuta e em situações mais difíceis, peça um minuto e recorra a um supervisor. Ele saberá como resolver a situação.
  • Quando não souber desempenhar alguma atividade ou função, peça orientação ao supervisor ou coordenador para que o seu trabalho não fique comprometido.
  • Procure utilizar o seu horário de almoço para ir ao banheiro, escovar os dentes, sentar-se e fazer suas necessidades principais evitando sair toda hora do seu posto de trabalho.

  • Dicas do que NUNCA FAZER:
    • não fique reclamando daquilo que você já sabia que teria que fazer;
    • não finja que esqueceu ou que não sabia que tinha que fazer um ‘coqui’ (mulheres) porque acha esse penteacho horroroso (Sabemos que é mas em alguns casos ele traduz exatamente o que o cliente quer passar… lembre-se do que já dissemos antes: você traduz a imagem de um produto ou de uma empresa!);
    • Todo(a) recepcionista deve ter um sapato preto fechado e um tênis branco. Se a agência solicitar que os sapatos sejam seus, por favor, vá com os sapatos fechados e nunca com sandálias;
    • Se você aceitou fazer um congresso, por exemplo, onde 99% das vezes exige-se cabelos presos, por favor, não vá fazer escova progressiva na véspera e tentar argumentar com a agência que não pode prender os cabelos, OK?
    • Não perca nenhum acessório ou parte do uniforme da agência e nem diga depois que não havia recebido. Isso pega muito mal! E se perdeu, assuma a responsabilidade, peça desculpas e acate o desconto sobre seu cachê se isso lhe for imposto, afinal, você tem responsabilidade com aquilo que lhe foi deixado em consignação ou emprestado. Mostre-se uma profissional;
    • Não seja bajulador(a) para conseguir trabalhos. Se a agência for séria e você for um bom profissional esse artifício não será necessário;
    • Não fique ‘morcegando’, ou seja, quando o coordenador ou o supervisor virar as costas, aja do mesmo jeito como se ele estivesse ali e não fique passeando em feiras ou escondendo-se para sentar-se. Não seja ingênuo(a) e lembre-se: a agência sempre descobre!
    • Não fale mal do seu colega de trabalho para a agência para o qual está trabalhando;
    • Se você for contratado, alguma vez, como supervisor, lembre-se que uma das suas funções é analisar se algum profissional não está desempenhando sua função adequadamente. Se você for conivente e a agência descobrir, perderá a confiança em você e outras portas poderão ser fechadas.
    • Não fique atendendo seu telefone celular durante seu trabalho. Deixe para retornar as ligações durante seu intervalo ou ao término do seu horário.
Bem pessoal, é isso! Espero que essas dicas sirvam para todos vocês que querem trabalhar na área de eventos, nem que seja temporário. Na verdade, não sabemos o ‘quanto temporário’ pode ser esse tempo, não é mesmo?

Existem vários casos de pessoas que iniciaram como simples promotores e conseguiram mostrar-se produtivos e que poderiam oferecer muito mais do que havia sido contratado e acabaram desempenhando funções como: supervisores, coordenadores de área, coordenadores gerais e até mesmo produtores. Alguns casos, deixaram de ser temporários para se tornarem prestadores de serviços ou fornecedores das agências produtoras de eventos, portanto, agir com profissionalismo e responsabilidade é sempre manter uma porta aberta para o amanhã.


Boa sorte a todos!

2 comentários:

  1. Ótimas dicas, com certeza isso não não vale só para quem quer trabalhar no ramo de evento mas nim na nossa vida pessoal ou em empresa, pois muitas coisas podem ser aplicadas.

    Cínthia Wendorff

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  2. Com certeza Cínthia, vc tem toda razão! A maioria das dicas aqui são para serem levadas por toda a vida profissional seja qual área for.
    Obrigada pela sua participação!

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