segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Planejamento e execução de treinamentos para funcionários

Por William de Assis

A especialização e capacitação dos funcionários de uma empresa pode ser o diferencial de sucesso para o patrão que espera alcançar melhores resultados em seu ramo de trabalho. Ao oferecer condições de aprendizagem e crescimento dentro da profissão, o chefe de um negócio pode usufruir de todas as potencialidades de sua equipe. Acompanhe conosco um pouco mais sobre este tema.

Ao abrir uma empresa, muitas são as responsabilidades que recaem sobre a pessoa que está dando início ao empreendimento. Se o caso for de uma pequena empresa as atribuições aumentam ainda mais. Informações e metas das mais variadas precisam ser controladas e cumpridas dentro de um determinado espaço de tempo. O lado financeiro, organizacional, comercial, entre tantos outros, são imprescindíveis para que os objetivos sejam alcançados.

Uma das constituintes de um bom gerenciamento dentro de um negócio é a forma como os colaboradores são treinados para desempenharem suas tarefas. Fica evidente que, ao estrutura-las e dividi-las em competências, é necessário contar com um grupo para não sobrecarregar o desempenho individual de cada pessoa presente no processo. É desta forma que surge, por parte do líder, a iniciativa de treinar os profissionais.

O que se busca ao elaborar ações de treinamento é aumentar a aprendizagem do aluno dentro de determinada situação. É assim que novos conhecimentos são adquiridos, novas habilidades são desenvolvidas e novas atitudes surgem no ambiente de trabalho. Sendo de caráter contínuo, essas iniciativas, além de proporcionarem conceitos e soluções inéditas, também respondem pela reciclagem dos trabalhadores.

Também é visto como benefícios a ambientação das pessoas que estão chegando pela primeira vez dentro da empresa; o fornecimento de conhecimento para as mesmas; o aprimoramento comportamental necessário  para que determinado tipo de perfil seja melhor aproveitado e a conscientização de que o profissional não deve somente se contentar com a bagagem que já adquiriu em outras oportunidades, mas buscar ampliar seus horizontes.

Essa preocupação por parte do empregador deve ser constante e motivo de busca por melhores resultados, que irão ter como consequência a evolução dos planos traçados. Alguns pontos são de fundamental importância para a capacitação de quem participa de algum tipo de treinamento, não se fazendo distinção entre um funcionário efetivo ou estagiário. Veja aqui uma série de apontamentos que fazem parte de uma boa administração:

Elaborando o treinamento

Alguns são os passos para a implementação de um plano de treinamento:

Identificação do consumidor - ponto inicial e chave para toda a continuação do programa de treinamento; em havendo erro em diagnóstico, todo o investimento feito será perdido. O que é preciso analisar aqui é qual a intenção do produto/serviço da empresa; quem potencialmente estaria interessado nisto; Quais são as necessidades que o que é oferecido atende;

Estudo das necessidades - A empresa precisa saber quais são suas características e o que é necessário dentro da instituição. O treinamento deve visar exclusivamente os interesses do local de trabalho, de forma a agilizar, otimizar o que se está sendo feito. Questionários, avaliações, pesquisas, discussões, reuniões e entrevistas são importantes aqui;

Percebendo o problema - Nesta etapa do treinamento a missão é enxergar erros que porventura estejam sendo cometidos, fazendo com que eles sejam solucionados e minimizadas ao máximo as suas consequências;

Listagem de objetivos - É aqui que se trabalha as motivações por trás do treinamento. Deve conter todo o cronograma e possíveis resultados. Define-se os temas que serão abordados no período de treino;

Métodos - São os modos que são utilizados dentro da proposta de capacitação. Pode ser presencial, à distância, pela internet ou por meio de órgãos terceirizados, com comprovada experiência no setor. Técnicas e processos são observados neste item, tais como: palestras, estudos de caso, dinâmicas de grupo,  jogos de empresas, etc. Recursos didáticos como tv, gravador, cartazes, retroprojetor, apostilas, quadro e computador são indicados para utilização;

Tempo e custo - O treinamento busca trazer resultados para a empresa dentro de um espaço de tempo, por isso é importante definir qual é o período de aprendizado teórico e o tempo para a prática. Dependendo  da empresa e dos fins do seu trabalho, este tempo pode ser curto ou um pouco mais longo, mas o importante é que seja realizado dentro do prazo estabelecido. Já o custo precisa ser dimensionado conforme o retorno que este treinamento dará à instituição. É preciso levar em conta os salários dos instrutores, despesas no local, refeições, passagens, estadias e materiais.

Final do treinamento: hora de avaliar o que foi feito e os resultados

Depois de todos os esforços em torno da fase de treinamento, bem como a formação completa de todos os profissionais, chega o momento de ver se toda o processo foi válido, se mostrou resultados convincentes e se todos estão num nível maior de comprometimento e desenvolvimento de suas atividades estabelecidas. Momento de ver se haverá lucros ou prejuízos, se vale a pena repetir a experiência e quais serão os frutos dados como retorno à empresa.

Work Out Eventos

A Work Out Eventos sabe como é importante a valorização do quadro de funcionários, proporcionando um ambiente de trabalho capaz de explorar e fazer florescer toda a capacidade dentro dos profissionais. Contado com estagiários que tem a oportunidade de desenvolverem suas habilidades em vários setores, nós apoiamos todas as possibilidades de aprendizado e de capacitação de quem, juntamente com a instituição, pretende crescer e fazer o seu melhor possível.

Até a próxima postagem !

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