quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Por William de Assis

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1996, o MAC é a referência quando se fala de Niterói, sendo voltado essencialmente para as obras que fazem parte da Arte Contemporânea do século XX. Saiba mais sobre este importante monumento da nossa cidade aqui no blog da Work Out Eventos.



O Museu de Arte Contemporânea, que fica no mirante da Boa Viagem, na praia de Niterói, oferece aos seus visitantes uma das mais belas imagens do Rio de Janeiro. Cartão-Postal, o monumento atraí grande público que, ao desfrutar de toda a arte presente no local, ainda pode aproveitar o visual encantador propiciado pela vista paronâmica de dentro do museu, com suas janelas que dividem o gigante em dois, ou no seu pátio, com toda uma grande área livre para se apreciar a Baía de Guanabara.

Tem atualmente em seu acervo cerca de 1.200 peças para exposição, todas reunidas desde os anos 1950 e que constituem a segunda maior coleção de Arte Contemporânea do nosso país. Para a administração do museu, a missão é muito maior do que simplesmente oferecer um espaço de qualidade e interação com as pessoas: através dos Desafios Comunicativos de Arte Contemporânea, a direção faz com que ocorram novas produções artísticas, dando vez à aqueles que não são pertencentes à este mundo.



Arquitetura

Construído em 1996, o museu ganha notoriedade pela forma arrojada de seus traços, que buscam levar a sensação de contemporaneidade, formando uma espécie de cálice ou disco voador. Ao todo, foram necessários cinco anos e 300 operários para que os quatro andares do edifício fossem levantados, ocupando uma praça de 2.500 m².

Na construção foram utilizados 3,2 milhões m² de concreto a fim de fazer a estrutura, que conta com 50 metros de diâmetro. O prédio suporta o peso de 400 kg/m² e ventos de até 200 km/h. Dividido em pavimentos, o museu abriga a Administração (1º piso); a sala de exposições e a varanda panorâmica (2º piso); o mezanino, que é destinado para mostras e eventos com inúmeras salas e o subsolo, que guarda obras, além de apresentar um bar, um restaurante e um auditório para conferências.

Uma dos inúmeros pontos que chamam a atenção no MAC é a formação de linhas circulares, criando uma escultura de 16 metros de altura em praça aberta, valorizando o espelho-d'água e a iluminação especialmente feita para sugerir o seu tom de leveza. Existe também uma rampa que leva os presentes ao interior do museu, com dois pavimentos. A obra idealizada por Niemeyer tem concreto nu e duro em uma forma redonda, suave e bem atual, características que são encontradas em muitas outras construções do arquiteto.



Acervo

A coleção de Arte Contemporânea do museu é considerada como uma das maiores e mais importantes existentes no período que compreende os anos 1950 até os 1990. O foco das exposições e das obras recai muito em vertentes artísticas atuais, tais como a Nova Objetividade Brasileira, marca do Experimentalismo, o Concretismo e o Neoconcretismo, bem como no acervo permanente, contendo aquisições de João Sattamini. Foi por conta da doação de João que o então prefeito de Niterói, Roberto da Silveira, propôs um local para guardar todo o inventário. Como dito antes, conta com cerca de 1.200 obras.

Caminho Niemeyer

Com a iniciativa de criar um espaço que pudesse receber todo o material dado por João Sattamini, surgiu também a oportunidade de serem realizados outros trabalhos na cidade, tendo como finalidade renovar cultural e esteticamente Niterói. Neste contexto, outros tantos edifícios foram levantados, junto com algumas reformas urbanas, que marcaram uma faixa contínua na paisagem, faixa essa que recebeu o nome de Caminho de Niemeyer. Além de todos os projetos já elaborados, existem outros cinco que estão em fase de implantação, sendo dois destes em processo de construção e outros três em estudo para viabilização.



Programação

Muitas são as atrações que o museu oferece em seu interior. Entre exposições temporárias existe também espaços reservados para a programação regular do estabelecimento, que você confere abaixo:

- Cineclube Cineolho: Com entrada franca, o cinema oferece a exibição de vários filmes no auditório. Tem 60 lugares e distribui as senhas sempre às 15h 30;

- Feira de Troca Cultural: Fica no pátio do museu e acontece todo primeiro domingo do mês, das 10h às 13h. O espaço concede ao público a oportunidade de levar objetos culturais para serem trocados. Ao lado acontece também a Tocata Aberta, oficina experimental para músicos intuitivos;

- Encontro para Professores: Também ocorre no auditório do museu, toda terceira quinta-feira do mês, das 14h às 17h. É um programa voltado para professores e estudantes de cursos de licenciatura de todas as profissões;

- Visita Orientada para o Público Espontâneo: Todos os sábados, das 11h às 11h40 e das 15h às 15h40;

- Contação de Histórias no MAC de Niterói: Todos os domingos, às 16h;

- Tai Chi Chuan: Quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 8h30 e aos domingos, das 8h30 às 9h30.



Bistro

O Bistro do Museu de Arte Contemporânea funciona no subsolo do museu, nas terças, quartas, quintas e domingos, das 9h às 18h. Nas sextas e nos sábados, das 9h à meia-noite.

Biblioteca e Publicações

Existem atualmente cerca de 40 mil documento tratando da arte moderna e contemporânea no museu. São livros, catálogos, teses, dissertações, dossiês, revistas, recortes de jornais, multimeios e algumas outras formas de divulgação do material presente. Os temas giram quase sempre em torno da história e da memória da instituição, sob os cuidados da Divisão de Teoria, Pesquisa, Curadoria e Documentação para consulta.

Informações úteis
O Museu de Arte Moderna fica no Mirante da Boa Viagem, s/nº, na cidade de Niterói. O contato com o museu pode ser feito através do telefone (21) 2620-2400. Para maiores detalhes existe também o site da instituição, o http://www.macniteroi.com.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário