quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cidades Turísticas do Rio de Janeiro: Arraial do Cabo

Por William de Assis

Localizada na Região dos Lagos, Arraial do Cabo é um paraíso do atlântico, sempre cercada de muitas atrações e atividades para os turistas que a visitam. Confira aqui no nosso blog um pouco da história e do charme deste belo município do Rio de Janeiro.



Dando prosseguimento à sessão sobre as cidades turísticas do Rio de Janeiro, hoje chegou a vez de falarmos da belíssima Arraial do Cabo, situada na Costa do Sol. Chamada também de ''A Capital do Mergulho'', Arraial apresenta uma enorme variedade de paisagens, muitas delas compostas por praias e ilhas, formando um conjunto natural muito visitado por turistas de todas as partes do mundo. Simples, aconchegante e acolhedora, a cidade faz jús à fama de localidade paradisíaca e apresenta um povo hospitaleiro e muito gentil com aqueles que lá chegam.

História

Formação do Cabo

Há mais ou menos um milhão de anos atrás a ação dos ventos, das correntes marítimas e das marés iniciaram o processo de sedimentação em três antigas ilhas, que hoje são mais conhecidas como Morro do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia. Desta maneira, estas porções de terra foram se juntando ao continente, originando o cabo onde se localiza o município de Arraial do Cabo.

Presença dos índios

Viviam na região, antes da chegada dos portugueses, os índios das tribos dos tamoios e dos tupinambás, que eram a maioria da população ali presente. A alimentação deles dava-se, resumidamente, em peixes e crustáceos, além dos animais de caça e a ''mandioca''. Como forma de preservar a cultura e conseguir utensílios, os índios tinham seu trabalho produtivo voltado para a cerâmica. Foram participantes dos confrontos que se seguiram entre os navegantes vindos de Portugal e os franceses.

Descoberta pelos europeus

A descoberta de Arraial por Américo Vespúcio foi quase que acidental, um acaso. Estando junto de uma frota que iniciaria a segunda expedição rumo ao Brasil, em 1503, começando pelo nordeste, o navegador decidiu por tomar outros caminhos que não os traçados originalmente, abandonando seus companheiros e partindo para o sul. Seu destino foi a hoje chamada ''Praia do Forno'', tendo desembarcado logo em seguida na Praia da Rama, conhecida como ''Praia dos Anjos''. Foi exatamente este local que recebeu o nome de Cabo Frio (Arraial, até 1985, fazia parte desta outra cidade), nome este causado por alguns pontos que muito chamaram a atenção da esquadra de Américo:

- As correntes marítimas daquela região eram bem mais frias do que o resto das águas do litoral brasileiro, fenômeno conhecido como ressurgência;

- Assim como as águas, os ventos eram muito mais frios, fazendo com que a  sensação térmica do local desse a impressão de uma temperatura realmente bem baixa para os padrões brasileiros;

- O clima era inconstante: em um momento estava ensolarado; instantes depois podiam observar-se a formação de densas nuvens e de nevoeiros, que contribuíam ainda mais para as baixas temperaturas da cidade.

Povoamento

Para legitimar o seu estabelecimento naquelas novas terras, Américo resolveu construir um forte, cujas ruínas ainda hoje podem ser vistas, por meio de uma trilha que liga a Praia do Forno à Prainha. Muniu a localidade com armas e mantimentos, bem como com homens de sua confiança para guardarem o território. Tempos depois foi feita uma feitoria nos arredores, feitoria esta que é considerada a primeira do nosso país.

Por conta deste empreendimento, passou-se a desenvolver o povoamento de Arraial do Cabo, novamente considerado se não o primeiro, um dos primeiros do Brasil. Na cidade está a primeira construção de alvenaria feita em nosso solo, a ''Casa de Piedra''. Como pode-se notar, o município foi o pioneiro em diversas atividades.

Para servir de memória ao feito de Vespúcio, foi feito um marco histórico, composto por um obelisco, um poço e uma placa que resume parte da trajetória da cidade.

História recente

A economia de Arraial se baseou durante séculos em sua vocação com a pesca. Este panorama mudou com a implantação da Companhia Nacional de Álcalis, em 1943. A fábrica era voltada para a produção de barrilha, que é a matéria-prima dos vidros. A instalação da Companhia gerou o reaquecimento e um novo modelo econômico no município, proporcionando uma grande oferta de empregos e a consolidação e crescimento da localidade.

Arraial do Cabo foi, durante muito tempo, o principal distrito de Cabo Frio. A cidade conseguiu sua emancipação no governo de Leonel Brizola, em 1985, tendo eleito seu primeiro prefeito. Os royalties são atualmente, sem dúvida alguma, atrelado ao turismo, a principal fonte de renda da região.



Geografia

Arraial tem seus limites delimitados ao norte, por Cabo Frio, ao leste a ao sul, pelo Oceano Atlântico e ao oeste por Araruama. O clima da cidade é tropical litorâneo, chovendo bem pouco durante o ano e tendo equilíbrio entre as temperaturas mínimas e máximas. Por causa de suas águas transparentes e de areias muito claras, a pesca e o mergulho são atividades muito procuradas, dando a cidade a fama de ''capital do mergulho''. A fauna marinha é de uma riqueza incomensurável, devida a ressurgência que ocorre nas praias da região, processo pelo qual as águas profundas do oceano ''trocam'' de lugar com as da superfície. Existe na cidade uma área preservada pelo IBAMA, a restinga de Massambaba, que possui as mais exóticas orquídeas do mundo.



Atrações turísticas

A seguir listamos para vocês alguns locais que são imperdíveis para quem pretende visitar Arraial do Cabo:

- Casa de Piedra;

- Centro Cultural Manoel Camargo

- Estádio Municipal

- Farol da Ilha de Cabo Frio;

- Grutas Azul e da Aparição;

- Igreja de Nossa Senhora dos Remédios;

- Marco de Américo Vespúcio;

- Museu Marítimo;

- Navios naufragados;

- Pontal do Atalaia;

- Porto da Cidade;

- Restaurante Flutuante;

- Ruínas do Velho Farol.

Praias, ilhas e trilhas

Arraial do Cabo tem uma enorme diversidade de praias, entre elas: Anjos, Brava, Farol, Figueira, Forno, Grande, Massambaba, Monte Alto, Pontal, Prainha e Prainhas.As ilhas da cidade são: Ilha de Cabo Frio, Ilha dos Franceses, Ilha do Pontal e ilha dos porcos. As trilhas são nove: Trilha da Ponta da Jararaca, Trilha da Ponta do Massambaba, Trilha da Ponta da Prainha, Trilha da Restinga, Trilha do Boqueirão, Trilha do Farol Novo, Trilha do Farol Velho, Trilha do Telégrafo e Trilha dos Brejos.



Eventos

Janeiro - Show de música na Praia Grande
Março - Festival da Lula na Praia Grande
Maio - Aniversário da Cidade
Junho - Festa de São Pedro
Outubro - Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira da Cidade
Dezembro - Festa de Santa Terezinha e Reveillon com queima de fogos na Praia Grande

Dados complementares

- Em 1506, com a chegada dos portugueses, foi erguida a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, onde foi celebrada a primeira missa em construção de pau-a-pique no Brasil;

- Os portugueses também foram os responsáveis pela expulsão dos franceses que em Arraial haviam se instalado, episódio ocorrido em 1575;

- No ano de 1847 a cidade recebe a visita de D. Pedro II, que promove uma série de melhorias na localidade;

- A construção do Telégrafo do Pontal do Atalaia se deu em 1864;

- Em 1997 foi criada a Reserva Extrativista da Marinha.



Chegando em Arraial do Cabo

A melhor opção para quem deseja ir até Arraial é seguir pela Ponte Rio-Niterói, pegando a saída à esquerda ( direção Rio Bonito ), depois seguir pela Rio-Manilha até entrar na BR-101. Dali deve-se ir até Rio Bonito, entrando na Via Lagos em direção à Região dos Lagos. Na estrada, ir até São Pedro da Aldeia, percorrendo mais 13km até chegar em Cabo Frio, onde se deve dirigir até a RJ-140, que deixa em Arraial do Cabo. Existe a opção do Aeroporto de Cabo Frio, mas somente para voos fretados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário