quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cidades Turísticas do Rio de Janeiro: Angra dos Reis

Por William de Assis

Situada no oeste do estado do Rio de Janeiro, Angra foi uma das primeiras regiões descobertas pelos portugueses ao chegarem ao Brasil. Importante elo no circuito do aço e do carvão, Angra também abriga as únicas duas usinas nucleares do nosso país. Saiba aqui um pouco mais desta encantadora cidade.



Como tudo começou e Angra ao longo dos anos

O início da cidade remonta ao ano de 1502, pouco tempo depois da descoberta do nosso território pelos portugueses. Em expedição comandada por Gonçalves Coelho, os europeus embarcaram aqui no dia 6 de janeiro, motivo pelo qual foi dado o nome de Angra dos Reis ao local, uma vez que a data comemora a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus. Ao longo dos anos a cidade foi chamada também de Vila dos Três Santos Reis e Vila de Angra dos Reis.Antes dos patrícios embarcarem aqui, no entanto, já viviam nestas terras tribos de índios Tupinambas. A colonização começou mesmo a partir do ano de 1556.



A segunda metade do século XIX marca a decadência da cidade, por conta da construção das estradas de ferro. Sua economia só se recuperou no ano de 1928, quando entrou na rota da Rede Mineira de Viação, sendo responsável pela ligação entre Minas Gerais e Goiás ao escoar a produção agrícola. Com a construção da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda, tornou-se essencial, transformando-se em porto para o recebimento de carvão, coque e aço produzidos em Santa Catarina.

Hoje Angra apresenta alguns destaques de âmbito regional e até nacional. Na Ponta Leste da cidade fica localizado o terminal marítimo da Baía da Ilha Grande, pertencente à Petrobras, terminal este que recebe grandes quantidades de petróleo e é um dos mais movimentados do país. Com suas duas usinas hidrelétricas, Angra produz cerca de 3% de toda a energia que é consumida no Brasil. Com cerca de 365 ilhas, o município é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro.

Um pouco mais sobre a cidade

Angra dos Reis pertence à Região da Costa Verde e tem como grandes chamativos seus monumentos históricos, as igrejas e conventos com mais de 400 anos, as suas diversas e relaxantes praias em sua costa, os passeios de barco em toda a sua extensão litorânea, mergulhos, esportes náuticos, a pesca, os esportes radicais, as trilhas para quem gosta de um pouco mais de aventura e a excelente gastronomia local.

Como todas as cidades históricas, Angra mantém em sua estrutura física ruas estreitas e casarios bem antigos, que dão um charme a mais à cidade. As ilhas, com águas sempre muito limpas e claras, podem ser visitadas através de ''tours'' comandados pela Associação de Barqueiros da região. Interessante também são as incríveis lendas contadas sobre a época em que a cidade era reduto de piratas. Sua geografia é composta pela Ilha Grande e pela Ilha dos Porcos.

Economia local

O município vive hoje centralizado em uma grande atividade econômica: A geração de energia nuclear por parte de suas duas usinas, Angra I e Angra II, que respondem por um grande percentual de toda a energia consumida no Rio de Janeiro. Por conta disto, a cidade recebe enormes investimentos nacionais e estrangeiros, sempre voltados para a maior eficiência e busca pela distribuição da energia lá produzida, assim como para a segurança que tal empreendimento exige.

Outras fontes de renda para os habitantes são a pesca, as atividades desenvolvidas no porto, o comércio e serviço locais, a indústria naval (através do estaleiro Keppe) e o turismo, principalmente na Ilha Grande, que consiste em mais um ponto de forte circulação de capital em Angra. Existem também dois shoppings na cidade, o Shopping Pirata's Mall e o Angra Shopping, tendo o primeiro deles salas de cinema em 3D.

Cultura

O circuito cultural da cidade é bastante movimentado e apresenta muitas festas em cada mês do ano. As celebrações mais populares ocorrem no dia 6 de janeiro, data de aniversário da fundação da cidade, e na época de Pentecostes, com a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece desde o século XVII em Angra. Nesta festa, o Espírito Santo é representado por um menino escolhido por sorteio entre as famílias da região. 



Vale lembrar também outros acontecimentos de repercussão na cidade, tais como: A Semana Nacional de Museus (14 a 20/05); Festa do Peixe (10/06); Festa da Cultura Japonesa (26 a 29/07); Semana Literária (06/09); Festival Internacional de Teatro (1 a 17/11); Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição (08/12) e o Reveillon, festa que sempre atrai o maior número de turistas para a cidade.

Esportes

O município conta com um time de futebol, o Angra dos Reis Esporte Clube. A equipe tem como principais feitos a conquista do Campeonato Estadual da Terceira Divisão, em 1999 e o vice-campeonato Estadual da Segunda Divisão, em 2003. Em janeiro, mês de aniversário da cidade, ocorre a Taça Aniversário, evento já tradicional e que tem como objetivo estimular a prática esportiva dos seus habitantes.



Tendo como destaque o seu litoral, Angra também conta com sucesso na vela. Há 15 anos é realizada a Semana da Vela, organizada pelo Iate Clube de Angra, pela Flotilha de Veleiros de Oceano e pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano. Como feitos importantes a cidade se orgulha de ter ganho com Daniel Nunes a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, além do bicampeonato mundial, ganhos na Austrália e México, nos respectivos anos de 2006 e 2007.

Atrações Turísticas

Muitos são os monumentos espalhados por Angra e que tem forte ligação histórica com o Brasil. A seguir listamos alguns deles:

- Antiga casa de Câmara e Cadeia: Construída no século XVII para ser a cadeia da cidade, ficou com esta missão até o final dos anos 1960. Atualmente tem como função sediar a Câmara Municipal de Angra dos Reis;

- Cais de Santa Luzia: é daqui que sai a maioria das embarcações com destino ao mar. Fica no centro da cidade e é um dos pontos mais visitados pelos turistas;

- Casa da Cultura: Feita em 1824, o edifício era inicialmente uma propriedade privada. Em 1985 a prefeitura de Angra comprou o espaço, transformando-o em local de inúmeras atividades culturais. Encontra-se nele o Ateneu Angrense de Letras e Artes;

- Monumento aos Náufragos do Aquidabã: Feito em homenagem ao naufrágio do mais potente navio da esquadra naval brasileira, que matou muitos oficiais do alto escalão da Marinha em janeiro de 1906. Fica na enseada de Jacuenga;

- Ruínas do Engenho Bracuhy: Cartão postal de Bracuhy. São ruínas de uma construção do século XIX e que tinha uma usina de açúcar. É considerada Patrimônio Histórico.



Igrejas

Angra dos Reis tem muitas igrejas e conventos, sempre muito bem conservados e protegidos pelo Patrimônio Histórico. Juntas tem um acervo cultural inestimável e compõem importante parte do circuito cultural para os turistas. Confira aqui quatro delas:



- Capela de Santa Luzia: Foi construída no século XVII, com inauguração em 1632. É a primeira igreja de Angra dos Reis;

- Convento de Nossa Senhora do Carmo/Capela da Ordem Terceira: Construído em 1593, é o primeiro convento da cidade e tem tombamento pelo SPHAN desde 1954;

- Convento de São Bernardino de Sena: Começou a ser levantado em 1758 e terminado em 1763. Hoje tem em seu interior a Secretaria de Cultura de Angra dos Reis;

- Igreja da Lapa e Boa Morte: Foi construída em 1752 e abriga o Museu de Artes Sacras da cidade.

Praias

Angra dos Reis reserva aos visitantes belas e relaxantes praias, sempre muita calmas e com águas cristalinas e areias brancas e muito finas. Fique por dentro de algumas delas:


- Bonfim: Fica dentro da cidade e é uma das mais frequentadas pelos moradores. Propícia para praticas de futebol e vôlei;

- Brava: Seu acesso é restrito, sendo urbanizada pela vila de funcionários da Usina Nuclear de Angra. Encontro certo de surfistas, muito por conta de suas generosas ondas;

- Flechas: Fica na Ilha da Gipóia e é a maior e mais povoada de todas ali presentes. Recomendada para quem pratica esportes náuticos.

Ilhas

São exatas 365 ilhas que compõem Angra dos Reis, coincidindo com o número de dias do ano. Pequenas, grandes, gigantescas: tem de todos os tipos. Uma das maiores é a Ilha Grande, que tem extensão maior do que várias cidades do Rio de Janeiro. Confira algumas que fazem com que Angra seja uma dos municípios mais procurados do país:



- Botinas: Cercada de mistérios por conta das lendas sobre piratas, as ilhas também são conhecidas como Gêmeas ou irmãs, devido aos seus formatos incrivelmente parecidos;

- Grande: É a maior ilha de Angra dos Reis, com 193km². Tem mais de 100 praias em toda a sua costa e é a mais visitada por turistas de todo o mundo;

- Porcos: Também é uma das maiores ilhas da cidade, considerada um paraíso ecológico. É particular, pertencente ao Médico Ivo Pitanguy.

Acessos para Angra dos Reis

Para quem sai do Rio de Janeiro a melhor opção é seguir pela Avenida Brasil até chegar a Rodovia Rio-Santos. Dali o caminho até Angra dista 90 km.

Já para que parte de São Paulo o melhor trajeto é ir até a cidade de Barra Mansa e depois dar prosseguimento na RJ-255 (Barra Mansa-Rio/Santos). Ao chegar na Rodovia Rio/Santos segue-se mais 14 km até Angra.

Esperamos que mais uma dica da Work Out Eventos possa servir de destino para quem pensa em viajar, passear ou até mesmo conhecer um pouco mais das cidades incríveis que o Rio de Janeiro tem para oferecer. Até a próxima postagem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário