segunda-feira, 30 de julho de 2012

Como tornar sua empresa ecologicamente sustentável

Por William de Assis


A atual premissa da Globalização é atrelar o desenvolvimento econômico, social e tecnológico com o conceito de sustentabilidade ecológica. Cuidar e atentar para este fato tem se tornado constante tema de debate no mundo inteiro, sempre buscando uma solução capaz de conciliar os interesses humanos com a saúde do Planeta. Hoje trazemos para nossos leitores um pouco deste assunto tão importante, bem como a maneira de uma empresa conseguir contribuir para a melhoria do Meio Ambiente.




É cada vez mais notória a preocupação de governos e empresas sobre todas as questões que cercam o controle das ações envolvendo os recursos que utilizamos e que são extraídos da Natureza, assim como a maneira de evitar que, durante e após o processo de uso de matérias-primas, as mesmas venham trazer prejuízos para o Ecossistema. Neste contexto, muitas são as premissas que estão sendo discutidas, elaboradas e que são estudadas, a fim de que suas implementações sejam evidenciadas e praticadas de acordo com os objetivos esperados, advindos de uma consciência ecológica capaz de mudar o atual cenário de desperdício e descaso com o Meio Ambiente.


Para as empresas, especificamente, a importância do tema se mostra no conceito chamado Sustentabilidade Empresarial. O termo busca designar a política tomada pelos empreendimentos no que diz respeito ao lucro atrelado à preservação do planeta. Aqui os ganhos e as metas esperadas andam lado-a-lado com o respeito e as limitações nas quais a sociedade está inserida ambientalmente. Mas para que tudo não passe apenas de um discurso bonito e cheio de boas intenções por parte de empresários, é necessário avaliar constantemente o que de prático está sendo feito e que traz os resultados esperados para a preservação ambiental.


Tanto a população em geral quanto os responsáveis por algum negócio podem e devem seguir e fiscalizar  dicas interessantes de serem implementadas, no sentido de tornar evidente posições de mudança no aspecto ecológico. O acompanhamento destas ações partem de pontos que listaremos a seguir e que servem de parâmetros para se chegar a conclusão de que uma empresa está ou não sendo sustentável. 




A primeira variável que devemos ter em mente é a de saber se a empresa tem uma ''saúde financeira'' estável. Isto significa dizer que problemas de ordem econômica possivelmente são indícios de que a instituição não segue algumas regras básicas. Hoje é tido como consenso que os lucros e a estrutura de finanças que trazem resultado passam por um histórico de atitudes sustentáveis, e se isso não ocorre fica evidente que o órgão não está de acordo com os conceitos de preservação da Natureza e uso racional de seus meios que produzem certo material ou fornecem certo serviço ao público.

Seguindo o caminho de produtos e serviços, o próximo questionamento é exatamente como a empresa, em toda a sua trajetória ao fornecer/prestar certo bem - desde a produção de determinado material até sua conclusão ou a forma como intermeia certo serviço - se comporta. É sabido que ao processar certos elementos a empresa acaba por agredir o Meio Ambiente; o foco passa a ser minimizar ao máximo essa agressão, se possível eliminar por completo. Notícias sobre poluição tendo o nome de certo estabelecimento  são o fato que caracteriza ela como não-sustentável, por isso é importante pesquisar sempre e levar em consideração o que entidades ambientais dizem.

Uma empresa não se define sustentável apenas na forma como lida com suas atividades. A relação existente entre seus funcionários e a comunidade à qual pertence também é um dos fatores que conotam a sua responsabilidade com o planeta. Deve-se priorizar a localidade de trabalho, avaliando se ela é boa, propícia para a evolução do que está sendo feito e se ela fornece meios de crescimento para os participantes. Se preocupar com a vizinhança e promover objetivos perante a mesma demonstram como a empresa se preocupa não somente com seu local de atuação, como também com o entorno e com as demandas ali presentes.

A Cultura entra como conceito importante também. As práticas ambientais que devem ser diretrizes dentro de uma empresa passam a não ter mais sentido quando as mesmas não são divulgadas o máximo possível. A instituição precisa ter em mente que a mudança não pode partir dela e nela ficar, o raio de ação de suas políticas deve extrapolar os seus limites físicos. As práticas devem sim ser internas, mas precisam ser levadas ao conhecimento do maior número de pessoas possíveis para que, ao ter uma atitude empresarial, a mesma possa se reverter em uma atitude pessoal e coletiva.



Algumas recomendações interessantes para sua empresa se tornar ecologicamente sustentável


Como priorizamos aqui a prática, listamos alguns modos de fazer com que seu estabelecimento fique de acordo com o conceito de Sustentabilidade Empresarial:


- Adoção de coleta seletiva de materiais, de forma a reaproveitar tudo o que for usado dentro da empresa;

- Implementação de sistemas que visem o uso de luz solar e ventilação natural no lugar de luzes artificiais e aparelhos de ar-condicionado, respectivamente;

- Torneiras que sejam automáticas, a fim de se evitar o desperdício de água;

- A escolha de fornecedores que utilizem uma logística consciente, que procurem utilizar ao máximo meios de transporte que minimizem os impactos causados na Natureza;

- Produtos com embalagens recicláveis não podem ser jamais esquecidos;

- No ramo da informática, a adoção de um sistema de gerenciamento de impressões por meio de softwares evita muitas perdas com papeis imprimidos de forma exagerada. Muitos destes softwares podem ser conseguidos gratuitamente na internet;

- Desligar na tomada os aparelhos. Os eletrônicos, mesmo em modo stand-by, consomem energia, energia esta que pode ser totalmente economizada com algumas ações básicas;

- Abolir o uso de fax. Estes aparelhos gastam muita energia e podem ser facilmente substituídos por scanners, e-mails e softwares mais avançados;

- Existem algumas ferramentas capazes de medir a emissão de carbono das empresas, bem como de repor isso com a plantação de novas árvores. Ficar atento à esta sugestão pode fazer toda a diferença para o Meio Ambiente e para sua empresa uma vez que, consciente ecologicamente, com toda a certeza novos clientes serão conquistados.



Work Out Eventos


Nossa empresa, ciente de toda a dinâmica que é necessária para a preservação da Natureza, também se sente responsável não somente por manter e realizar o que neste texto foi proposto, bem como ampliar o conhecimento de vários outros estabelecimentos e órgãos sobre este tema. Sabemos que isso gera resultados e que atraí investimentos, tanto para quem tem um empreendimento quanto para o planeta. Manter o diálogo aberto com a sociedade, investir na educação ambiental e criar espaços de discussão e debate à respeito do assunto são formas que acreditamos serem as mais eficientes para alcançarmos nossos objetivos. É nisso que nos baseamos e é isto o que fazemos.

Até a próxima postagem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário