terça-feira, 24 de julho de 2012

Ano de Portugal no Brasil e Ano do Brasil em Portugal

Por William de Assis


Após ter sido homenageado na França (matéria que você pode acompanhar também aqui no nosso blog), o Brasil terá mais uma vez espaço para sua cultura ser levada até o continente europeu: trata-se de Portugal. Em solenidade realizada no Consulado Geral de Portugal, no Rio de Janeiro, ficaram acertadas as programações que irão acontecer tanto no Velho Continente quanto em nossas terras, uma vez que os portugueses também terão a oportunidade de trazer um pouco de sua cultura até o nosso país.


A relação Brasil-Portugal existente há mais de 500 anos está prestes a ganhar mais um bonito capítulo nos próximos dois. Agora, de forma a promover a interação em eventos que divulguem a diversidade cultural de ambas as nações, foram criados os Anos Internacionais de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal. O objetivo desta grande troca contempla todas as questões sobre os mais diversos segmentos sócio-culturais dos dois países.

As bases para o lançamento do projeto foram dadas  no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, através do Comissário-Geral do Ano do Brasil em Portugal e Presidente da Funarte, Antonio Grassi, e o Comissário-Geral de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa. O intercâmbio procura estabelecer formas de cooperação entre entidades e agentes públicos e privados no que diz respeito à iniciativas culturais e empresariais, além de desenvolver todo o lado artístico, científico, tecnológico e econômico das duas partes envolvidas.

As festividades já tem data marcada para serem iniciadas:  começam no próximo 7 de setembro, quando comemoramos o Dia da Independência eterminam em Portugal, no dia 10 de junho de 2013, dia em que os portugueses dedicam como Dia da Pátria.

Ano de Portugal no Brasil

A criação da data foi elaborada por uma resolução do Conselho de Ministros de Portugal, a fim de organizar uma oportunidade de maior enriquecimento da imagem do país junto com os brasileiros. Economia e Cultura são os dois principais pontos a serem trabalhados pelos europeus em nossas terras, fazendo com que o vínculo entre as duas nações cresça ainda mais. A programação vai se dividir em cinco temas centrais: Cultura, Ciência, Tecnologia/Inovação, Economia/Desenvolvimento empresarial e esportes, que vão acontecer em mais de 30 cidades ao longo do território do brasileiro.

Segundo estimativas do Governo Português, mais de 400 projetos já foram encaminhados para aprovação e  autorização para serem feitos aqui. O ponta-pé inicial ocorrerá no dia 9 de setembro em Belo Horizonte, com a presença da cantora Mariza e do cantor Milton Nascimento, no Palácio das Artes. Ainda no campo da música, o destaque fica por conta da turnê da orquestra Gulbenkian, que vai se apresentar no ano que vem no Brasil.

As artes portuguesas se voltam para o patrimônio artístico moderno e a arte contemporânea. A exposição do artista Vieira da Silva, uma das tantas selecionadas para virem para o Brasil, estará no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no período de dezembro deste ano até março do ano que vem. A pintura, desenho e obra cerâmica dos irmãos Columbano e Rafael Bordallo serão representadas também no Rio de Janeiro, no Museu de Belas Artes, entre os meses de Outubro e Janeiro.




Outro campo a ser explorado pelos portugueses é a arquitetura, com a exposição do '' Os Pritzker de Lingua Portuguesa - a Arquitetura e a Sedução''. Um dos laços mais fortes entre Portugal e Brasil é a língua em comum, e para celebrar este ponto e poder melhor divulgar as respectivas literaturas modernas das duas nações estão sendo programados três projetos iniciais: o projeto do grupo Leya de edição no Brasil de 10 novos autores portugueses; uma exposição sobre a história da Língua Portuguesa no Brasil, chamada '' Palavras da Memória, que será feita no Museu de Língua Portuguesa, em São Paulo e a publicação integral das cartas de amor de Fernando Pessoa para Ofélia.

Os correios dos dois países farão um selo especial comemorativo, que terá como personagens Pessoa e o poeta brasileiro Cruz e Souza. A gastronomia ganha espaço com os grandes chefs portugueses no evento '' Portugal dos Sabores ''. Na economia o foco será o da apresentação de novos conceitos empresariais , tecnológicos e de produtos que farão parte do '' Encontro + Negócios Portugal - Brasil ''.


No ramo das ciências o intuito é fundamentalmente explorar a investigação científica portuguesa, bem como seus resultados e seu reconhecimento no mundo. A partir desta iniciativa espera-se contribuir para que interesses recíprocos de Portugal e Brasil possam ser atingidos. Neste contexto universidades dos dois países irão promover intercâmbio de alunos, além de diversos aspectos educacionais, que serão debatidos com o Conselho de Reitores das Universidades participantes do encontro.

Ano do Brasil em Portugal


A presença brasileira em Portugal se dará numa série de eventos públicos e gratuitos, sempre priorizando o máximo conhecimento da nossa cultura por parte dos lusitanos. Entre estes eventos estão as performances de Ney Matogrosso com o Monobloco no terreiro do Paço. As iniciativas brasileiras serão mostradas em teatros, museus e praças de todo o território português. Nomes como Martinho da Vila, Zeca Baleiro e Marília Pera serão um dos muitos que tem a missão de levar o melhor do Brasil para o país europeu. A programação brasileira inclui espetáculos teatrais, exposições, exibições audiovisuais, eventos de gastronomia entre outras atividades.

No campo das artes será feita a exposição do artista plástico Helio Oiticica, ícone do neoconcretismo brasileiro. Seu trabalho estará disponível no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, a partir de setembro, indo até janeiro. Outro evento ligado as artes será a Abertura das Exposições Design Brasileiro Moderno e Contemporâneo e Mostra Nacional Brasileira na Quadrienal de Praga - Território Cenográfico Brasileiro  -, também em Lisboa.

Na Literatura ocorrerão As Oficinas de Poesia Falada e o Encontro e Debate sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade, ambas na Casa de Fernando Pessoa, novamente em Lisboa, como também a Festa da Língua. No Teatro o Brasil vai levar ao público lusitano a montagem '' Missa dos Quilombos, no Teatro São João, na cidade do Porto. Voltando para Lisboa temos no Teatro Nacional Dona Maria II o musical '' Bibi Ferreira em concerto, além de espetáculos de teatro, tais como '' Sassaricando '', que pretende encantar os portugueses com as marchinhas históricas do carnaval carioca. Nelson Rodrigues também será lembrado com as peças A Leitura Dramática e Depoimentos e e Debates.



As comidas típicas brasileiras poderão ser apreciadas pela nação irmã no Festival Gastronômico, no Restaurante Belcanto, na capital de Portugal.
Na música a promessa de sucesso fica por conta do ''Brazilian Day'', que tem em sua agenda três momentos à serem realizados no Espaço Brasil. No primeiro deles, que vai de outubro a dezembro, as homenagens serão feitas aos artistas que não estão mais vivos, como forma de relembrar e perpetuar o ecletismo do cenário musical brasileiro. No segundo as atenções se voltam para o atual momento da nossa música, com o Frevo, Samba, Choro, Maracatú, Hip Hop, Reggae e outros ritmos. Já na terceira etapa Portugal vai ter contato com toda a pluralidade das nossas festas populares, em especial o Carnaval, a Festa Junina e os Bois de Parintins.
A agenda completa com a programação que irá ocorrer nos dois países ainda não foi concluída, muito embora já conte com um elevado número de projetos. Não será a primeira vez que o Brasil será homenageado em outro país: Em 2005 a França abriu as portas para os brasileiros ( http://workouteventos.blogspot.com.br/2012/07/intercambio-cultural-brasil-e-franca.html ), assim como nossa pátria recebeu de braços abertos os europeus.
Work Out Eventos
Nossa empresa está sempre antenada em tudo o que de melhor acontece e envolve nosso país. Sabemos da importância que o Brasil tem no mundo e fazemos questão de levar até você, nosso leitor, as principais notícias que envolvem nossa pátria no que diz respeito a eventos culturais. Esperamos que tenham gostado de mais esta nossa cobertura.
Até a próxima postagem !






Nenhum comentário:

Postar um comentário