terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eleições municipais do Rio de Janeiro: Analisando as propostas dos candidatos

Propostas e avaliações sobre a Educação

Rodrigo Maia - 25


O Prefeito do Rio tem o compromisso de garantir a qualidade daeducação pública. A educação é o único passaporte possível para que a população possa fazer sua travessia da exclusão para a inclusão social. Educação é o patrimônio mais importante de uma cidade. É, na verdade, o seu futuro.
Nossa gestão terá um compromisso que será reafirmado todos os dias com a população:
Vamos trabalhar por uma Educação de qualidade e que seja a real ponte para um futuro melhor.
Temos que garantir que 100% das crianças de 4 a 5 anos estejam na escola, ainda em 2013, e apoiar integralmente os jovens que estão no Ensino Médio.
Temos que garantir que o IDEB das Escolas municipais chegue a média 6.0 até 2015.
Mesmo com um alto índice de crianças matriculadas na escola, o grande desafio é assegurar a qualidade do ensino e a aprendizagem. O mais importante é que as crianças saiam do Ensino Fundamental preparadas para seguir os estudos. A Prefeitura precisa apoiar os jovens do Ensino Médio a não desistirem da escola.
Vamos acabar com a privatização da Educação Pública e retomar a gestão da Secretaria de Educação para o comando de nossos professores da rede de ensino. A Coligação se opõe ao “entreguismo” da gestão da educação da cidade, que transfere funções e responsabilidades públicas a grupos externos à rede pública e até mesmo oriundos de outros municípios.
Temos que garantir a experiência e os conhecimentos dos professores da Rede Municipal, como componente integral da Política Educacional da cidade do Rio de Janeiro.
Vamos fazer do Rio de Janeiro uma Cidade Escola. E todos – sociedade civil, professores, pais, alunos, comunidades escolar, enfim – serão convidados a participar desta MOBILIZAÇÃO PELA ESCOLA PÚBLICA CARIOCA DE QUALIDADE, num grande investimento coletivo pelo futuro de nossas crianças, dos jovens e da cidade.
Para isso, propomos:
Ônibus da Liberdade. Vamos garantir a expansão dos Ônibus para toda a Área de Planejamento 5 e Área de Planejamento 4, para garantir o atendimento integral nas áreas mais distantes e vulneráveis da cidade. As crianças atendidas pelas creches municipais ou conveniadas passarão a ter direito ao programa.
Retomar a Cidade das Crianças como espaço de lazer e cultura da Zona Oeste. No processo, serão potencializadas as ações do Planetário e também formulada uma programação semanal amplamente divulgada.
As redes sociais como Parceiras na Educação.
As redes sociais e a internet já não podem ser desprezadas como instrumentos poderosos de mobilização, informação e educação.
A relação com as escolas e a mobilização da comunidade escolar poderão ser melhoradas com a criação do Portal Carioca de Educação, um espaço de interação, conversas e formação voltado para alunos, pais, professores e comunidade.
Portal Carioca da Educação para uso do estudante carioca poderá também ser utilizados por jovens alunos do Ensino Médio nos processos de inscrição e participação nas provas do ENEM e no acesso a outras informações sobre cursos técnicos, profissionalizantes etc.
Fortalecer a Comunidade Escolar.
Universalizar o acesso a creches até 2016 construindo 200 novas unidades.
Fazer de todas as escolas da rede pública Escolas da Família, onde ocorra uma ampla participação e interlocução entre pais/responsáveis, professores e diretores.
Ampliar o papel da escola no território, consolidando-a como um polo central de desenvolvimento e cidadania. É a garantia da “escola para além do portão”, que trabalhará também com um currículo comunitário, onde o foco é o debate sobre participação e organização comunitária. É preciso que as escolas assumam o seu papel social na formação de crianças e jovens e que auxiliem na resposta aos problemas da comunidade de forma articulada com a aprendizagem do aluno. A escola deve ser um espaço protagonista na condução do desenvolvimento local.
Garantir material escolar, entregando aos alunos, no primeiro dia de aula, um kit completo com livros, cadernos, canetas e mochila.
Fortalecer a relação escola/família a Secretaria de Educação reforçando a comunicação entre pais, responsáveis, professores e alunos, garantindo que todos os pais recebam mensalmente uma publicação de qualidade que leve informação sobre o universo escolar, seus avanços e problemas.
Fortalecer os profissionais da rede pública.
Definir, junto com os professores da rede, um plano de Cargos e Salários.
Resgatar o papel fundamental da MULTIRIO na formação e capacitação dos Professores bem como no debate pedagógico da Rede de Ensino do Rio de Janeiro.
Fortalecer o Instituto Helena Antipoff como um interlocutor permanente da Secretaria Municipal de Educação para a qualificação das escolas inclusivas e das escolas especiais.
Site da campanha: https://rodrigomaia25.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário