sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cidades turísticas do Rio de Janeiro: Itatiaia

Por William de Assis


Localizada na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, Itatiaia abriga o famoso Pico  das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia. Vizinha da cidade de Penedo ( também tema de uma de nossas matérias ), o município conta quase 40 mil habitantes, que vivem cercados por um bela paisagem cheia de cachoeiras, montanhas e com um grande potencial turístico dentro do Vale do Paraíba.Venha com a gente e conheça um pouco mais sobre esta incrível e encantadora cidade do nosso estado.




História


Brasão de Itatiaia
Fundada em 1988, a cidade de Itatiaia guarda em seu território ricas e diversas possibilidades de lazer para aqueles que a visitam. Surgiu quando a cidade de Resende teve seu território desmembrado, contando com sua primeira administração pública no ano seguinte ao de sua origem. Hoje tendo sua economia essencialmente voltada para o turismo, Itatiaia já viveu ciclos como o do café, da cana-de açúcar, da pecuária e da exploração de carvão.


Mas engana-se quem acha que o pequeno distrito do nosso estado tem apenas 24 anos. Na verdade a história do local, antes batizado com o nome de Campo Belo, remonta aos meados do século XIX, mais especificamente ao ano de 1849. Os primeiros habitantes destas terras foram os indígenas Puris, que tinham como território toda a área compreendida entre Queluz, localizada em São Paulo, até Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Ainda no período colonial, com o advento do ouro que vinha de Minas Gerais e que deveria ser levado para Angra dos Reis e Parati, os índios tiveram que dividir suas terras com os homens brancos.


Foi a partir deste momento e com a queda na produção do ouro que a economia do local passou a sofrer transformações, tendo buscado sua sustentação nas grandes fazendas de cana-de-açúcar e café, deixando para trás a agricultura e a pecuária de substência. Ganham destaque as fazendas da Cachoeira, a Belos Prados, a Serra, a Fazendinha, a Campo Belo, a Itatiaia e a do Barão de Mauá, que hoje é o conhecido Parque Nacional do Itatiaia.


Fazenda do Barão de Mauá




O povoado de Campo Belo surgiu no ano de 1832, quando fora instalado o Tabelionato e o Distrito de Paz. Sete anos depois foi a vez da localidade ganhar o Curatório Eclesiático, de mesmo nome. Um ano antes o povoado foi elevado a vila por meio de um decreto federal. Alguns documentos indicam que foi no ano de 1943 que o distrito enfim ganhou o nome que hoje ostenta, Itatiaia,  que tem origem tupi-guarani, significando ''pedra pontuda'', como se faz evidente as montanhas ao longo do Vale do Paraíba.


Até a fase mais próspera do café, chamada de Ouro Verde, o acesso ao vale era feito essencialmente através de via terrestre. A partir dos anos 1870 começaram a surgir os primeiros barcos na região, que vinham da Barra do Piraí a fim de escoar os produtos dos comerciantes que ali viviam. Ganhando notória importância por conta de ser uma das cidades onde se encontrava grande entreposto alfandegário, acabou por ganhar em 1873 uma linha de Ferro, com o nome de Pedro II.


Lavoura de café nas antigas terras de Itatiaia
A rápida diminuição do comércio de escravos e seu iminente fim fez com que as fazendas de café retornassem à cultura pecuarista, incluindo aqui a leiteira. Somente assim a economia local pode se salvar do fracasso que estavam prestes à presenciar. Itatiaia também tem destaque por ter sido onde surgiu o primeiro exportador fluminense de manteiga e o segundo em leite.


Mas as mudanças financeiras de Itatiaia não pararam por aí. Vivendo uma constante dinâmica em sua fonte de recursos, a partir do ano de 1950 a cidade se caracterizou por atrair grandes empresas, muito por conta da construção da Rodovia Presidente Dutra, que passou ser elo de ligação dos estados mais importantes do país. Acompanhando o crescente desenvolvimento industrial, o turismo da região se fortaleceu e hoje é uma das bases que fomentam a renda de Itatiaia. A cidade conta também com visitantes de Penedo, pequena colônia finlandesa que também cerca o Maciço do Itatiaia.


Turismo


A cidade de Itatiaia oferece diversas opções de turismo e diversão, que ficam especialmente ligadas às suas montanhas, suas florestas úmidas e as cachoeiras que tanto encantam aqueles que por lá passam. Conta com o ilustre Parque Nacional do Itatiaia, onde fica o Pico das Agulhas Negras. A Usina Hidrelétrica do Funil, pertencente ao órgão Furnas Centrais Elétricas, bem como a colônia finlandesa de Penedo e as vilas de Maromba e Maringá, situadas em Visconde de Mauá, são agradáveis alternativas de passeios.




Parque Nacional do Itatiaia

Um dos mais importantes atrativos da cidade, o Parque é atualmente a mais antiga unidade de conservação ambiental do Brasil, criado no ano de 1937. o local ocupa uma área de 30 mil hectares e abriga os municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro; Alagoa e Bocaina em Minas Gerais. Suas cachoeiras são um chamariz à parte, todas com águas limpas e muito claras. Tem o seu ponto mais alto localizado a 2.800 metros de altitude, no pico das Agulhas Negras. Tem em sua composição a Parte Baixa e o Planalto.

Parte baixa - Apresenta como destaques o Lago Azul, as Cachoeiras Poranga, Itaporani e Véu de Noiva,  a Pedra de Fudação, o mirante último adeus, a Serra do Mar, o museu da Fauna e da Flora, bem como hotéis e pousadas. O local só é acessível mediante o pagamento de um ingresso. Chama a atenção também a presença da Mata Atlântica, um dos raros focos de resistência deste tipo de vegetação no país.

Pico das Agulhas Negras
Parte alta ( Planalto ): É aqui que fica o ponto mais alto do Estado e um dos maiores do Brasil, o Pico das Agulhas Negras. Muitos rios que fazem parte do Rio Paraíba do Sul tem sua nascente aqui. Também se encontra aqui as belas formações rochosas do Maciço do Itatiaia, como as Prateleiras, as Pedras da Tartaruga e da Maça, a Pedra do Couto, a Pedra do Altar entre muitas outras, que servem de palco para montanhistas e alpinistas.

Cachoeiras 
As cachoeiras de Itatiaia, com suas águas sempre muito geladas mas irresistíveis, ficam localizadas na parte baixa da reserva, que podem ser acessadas facilmente por meio das inúmeras trilhas que compõem o ambiente.

Itaporani - Apresenta três quedas formando uma grande piscina natural, tendo nelas suas melhores visões. De caminhada pode-se chegar ao local em pouco mais de 10 minutos.
Cascata do Maromba - Indicada para banhos, tenho cinco metros de altura.
Véu de Noiva - Tem 40 metros de queda. Suas atrações ficam por conta do seu poço natural e de suas águas bem geladas.
Cachoeira do Rio Bonito - Com seis metros de altura, esta cachoeira fica na trilha que é caminho para os Três Picos.
Poranga - Piscina de águas verdes com queda de 10 metros. A trilha que leva ao local é íngreme e exige cuidados dos menos experientes.
Lago Azul - Tendo quedas de dois e três metros de altura, o lago apresenta um fundo rochoso com águas esverdeadas.


Cachoeira Véu da Noiva


Exército Brasileiro 


Na cidade encontra-se o Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI), localizado no bairro vila benfica. A organização das Forças Armadas é a única do Exército Brasileiro dedicada ao tratamento de pacientes com quadro de difícil recuperação psiquiátrica, dando suporte também aos seus familiares. O centro conta com um Hotel de Trânsito com 36 apartamentos.


Chegando em Itatiaia


Existem duas maneiras de se chegar a cidade de Itatiaia. De carro a melhor opção é pela Via Dutra (BR-116), no km 318, tanto para quem vem de São Paulo ou do Rio de Janeiro. De ônibus o trajeto pode ser feito pela viação Resende, que parte de São Paulo para o Rio. Já para quem sai da nossa cidade as empresas Cidade do Aço e Sampaio se encarregam de fazer a viagem. 


A rodoviária da cidade fica na rua Dr. Wanderbilt Duarte de Barros, s/n e o posto turístico fica na Praça Mariana Rocha, 20. 


Esperamos que os nossos leitores tenham gostado de mais uma dica do nosso blog da Work Out Eventos. Visitar a cidade de Itatiaia é uma excelente oportunidade conhecer um pouco mais sobre a história do Rio de Janeiro e é uma ótima pedida para o fim-de-semana.


Até a próxima postagem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário